00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4788
Tipo: Dissertação
Título: Percurso formativo e práticas em humanização da saúde no discurso dos fisioterapeutas da unidade neonatal de um hospital público de ensino
Título(s) alternativo(s): Formative course and practices in humanization of health in the discourse of physiotherapists of the neonatal unit of a public teaching hospital
Autor(es): Moura, Camila de Melo
Primeiro Orientador: Aragaki, Sérgio Seiji
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Zimpel, Sandra Adriana
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas seguintes seções: apresentação; dissertação, fruto da pesquisa realizada durante o mestrado; e três produtos educacionais a ela relacionados. Ao final, são traçadas as considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa, assim como um breve histórico sobre o tema estudado. A dissertação é oriunda da pesquisa “Percurso formativo da humanização da saúde no discurso dos fisioterapeutas da unidade neonatal de um hospital público de ensino”. Feita na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa foi realizada com oito fisioterapeutas da unidade neonatal de um hospital público de ensino de uma cidade do nordeste brasileiro. Observadas lacunas nos processos formativos dos profissionais, que dificultavam colocar em prática a humanização da saúde, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar na Educação Permanente em Saúde (EPS), capazes de provocar mudanças nas práticas assistenciais. Frutos dessas ações, os produtos educacionais foram: um Artigo Original, um manual técnico para a produção de uma oficina de humanização e um relatório técnico da “Oficina de humanização: uma reflexão sobre os modos de cuidar”. A conclusão geral, advinda da pesquisa e das intervenções e produtos relacionados, é de que os objetivos propostos foram alcançados, havendo importantes aprendizados para a pesquisadora e para seus interlocutores nessa trajetória acadêmica, produzindo melhorias para os profissionais e para a instituição onde foram desenvolvidas as ações.
Abstract: This Academic Completion Work (TACC) is composed of the following sections: presentation; dissertation, result of the research carried out during the master's degree; and three related educational products. At the end the general considerations of the TACC are outlined and the appendices and annexes are made available. In the presentation the personal motivations that led to the research are explained, as well as a brief history on the subject studied. The dissertation comes from the research "Training course and practices in humanization of health in the discourse of physiotherapists of the neonatal unit of a public teaching hospital". It was made in the qualitative approach through semi-structured interviews. The research was carried out with eight physiotherapists of the neonatal unit of a public teaching hospital in a city in the northeast of Brazil. After observing gaps in the professional training processes, which made it difficult to put into practice the humanization of health, actions were taken that could collaborate in the Permanent Education in Health (PEH) and also capable of provoking changes in the care practices. The educational products were: the results of these actions, an original article, a technical manual for the production of a humanization workshop and a technical report of the “Humanization workshop: a reflection on the ways of caring”. The general conclusion drawn from research and from the interventions and related products is that the proposed objectives have been achieved with important learning for the researcher and her interlocutors in this academic trajectory, producing improvements for the professionals and for the institution where the actions were developed.
Palavras-chave: Humanização da Assistência
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Método Canguru
Fisioterapeutas
Educação Continuada
Ensino Superior
Humanization of Assistance
Neonatal Intensive Care Unit
Kangaroo Method
Physical Therapy Specialty
Continuing Education
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: MOURA, Camila de Melo. Percurso formativo e práticas em humanização da saúde no discurso dos fisioterapeutas da unidade neonatal de um hospital público de ensino. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4788
Data do documento: 20-dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.