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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A adoção de um plano de marketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso de uma empresa de comunicação visual em Paulo Afonso - BA
metadata.dc.creator: Cordeiro, Ingrid Gabriele Alves Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Natália de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Lígia Lobo
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, David Nunes
metadata.dc.description.resumo: O planejamento tornou-se uma função essencial nas organizações, uma vez que o crescimento da concorrência, a velocidade na comunicação e os avanços tecnológicos fazem com que as empresas que não se adequam a essa realidade percam seu espaço. O plano de marketing é hoje uma das ferramentas fundamentais para qualquer empresa, tanto para que esta mantenha a sua sobrevivência, quanto para que cresça e se destaque em meio a toda a concorrência que lida no dia a dia. Destarte, o objetivo do estudo foi o desenvolvimento de um plano de marketing para melhoraria de posicionamento competitivo da empresa zebra comunicação, que trata-se de uma empresa de comunicação visual, localizada em Paulo Afonso, na Bahia. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de estudo de caso utilizando-se de observação participante, entrevista e pesquisa documental. Com o estudo realizado foram identificadas as principais oportunidades e ameaças; forças e fraquezas da empresa; tornando possível traçar um plano para realizar melhorias no intuito de elevar a competitividade, qualidade e rentabilidade da mesma por meio de um melhor posicionamento estratégico.
Abstract: Planning has become an essential function in organizations, as growth in competition, speed of communication, and technological advances mean that companies that do not adapt to this reality lose their space. The marketing plan is today one of the fundamental tools for any company, to maintain its survival as well as it grows and stands out in the midst of all the competition that it handles day by day. Thus, the objective of the study was the development of a marketing plan for competitive positioning improvement of the zebra communication company, which is a visual communication company, located in Paulo Afonso, Bahia. For that, a qualitative and exploratory research was carried out, through a case study using participant observation, interview and documentary research. With the study, the main opportunities and threats were identified; strengths and weaknesses of the company; making it possible to draw up a plan to make improvements in order to increase its competitiveness, quality and profitability through a better strategic positioning.
Keywords: Marketing
Plano de marketing
Marketing empresarial
Planejamento estratégico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citation: CORDEIRO, Ingrid Gabriele Alves Siqueira. A adoção de um plano de marketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso de uma empresa de comunicação visual em Paulo Afonso - BA. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Engenharia da Produção, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4787
Issue Date: 24-Oct-2018
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