06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4721
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sala de recursos multifuncionais e sua contribuição no processo de inclusão: um estudo de caso no alto sertão de Alagoas
Autor(es): Gomes, Carmelita Maria
Primeiro Orientador: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Galdino, Érica Patrícia de Melo
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo problematizar o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir de um estudo de caso de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no Alto Sertão de Alagoas. À vista disso, buscamos percorrer literatura acadêmica e referencial legal do AEE e da SRM para assim compreender sua implementação em nossa região e processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. De maneira mais específica, objetivamos na pesquisa empírica conhecer os procedimentos envolvidos na implantação da SRM, identificar a formação/preparação do professor responsável pelo AEE e conhecer as práticas desenvolvidas dentro da SRM e sua contribuição para a inclusão. A pesquisa foi classificada do tipo qualitativa e para o levantamento de dados utilizamos inicialmente da técnica de observação do cotidiano de atendimentos em uma SRM de uma escola do município de Pariconha. Depois, foi formulado um roteiro de entrevista semiestruturada realizada com a professora do AEE, o que possibilitou o aprofundamento de aspectos identificados como mais importantes a serem explorados, considerando os objetivos da pesquisa. A partir do estudo teórico e levantamento de dados realizados, dividimos a análise da pesquisa em três categorias: a) Implantação e funcionamento da SRM; b) Formação do professor do AEE; e c) Prática pedagógica na SRM e sua contribuição no processo de inclusão. Diante da realidade pesquisada, foi perceptível a existência de uma visão ainda subjacente sobre o atendimento na SRM, com divergência entre a missão dos atendimentos da SRM e a demanda que na prática se coloca para os mesmos. Apesar da ausência de formação específica na área do AEE, não falta compromisso por parte da docente da SRM em sua atuação e práticas pedagógicas exercidas, sendo perceptível tanto durante as observações quanto na entrevista uma postura que leva em consideração as necessidades dos alunos, se comprometendo a sempre buscar o desenvolvimento dos mesmos.
Abstract: Este trabajo tiene como principal objetivo problematizar el desarrollo del Atendimiento Educativo Especializado (AEE) a partir de un estudio de caso de Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) en el Alto Sertão de Alagoas. A la vista de ello, buscamos recorrer literatura académica y referencial legal del AEE y de la SRM para así comprender su implementación en nuestra región y proceso de inclusión de los alumnos público objetivo de la Educación Especial. De manera más específica, objetivamos en la investigación empírica conocer los procedimientos involucrados en la implantación de la SRM, identificar la formación / preparación del profesor responsable por el AEE y conocer las prácticas desarrolladas dentro de la SRM y su contribución a la inclusión. La investigación fue clasificada del tipo cualitativo y para el levantamiento de datos utilizamos inicialmente la técnica de observación del cotidiano de atendimientos en una SRM de una escuela del municipio de Pariconha. Después se formuló un guión de entrevista semiestructurada realizada con la profesora del AEE, lo que posibilitó la profundización de aspectos identificados como más importantes a ser explotados, considerando los objetivos de la investigación. A partir del estudio teórico y levantamiento de datos realizados, dividimos el análisis de la investigación en tres categorías: a) Implantación y funcionamiento de la SRM; b) Formación del profesor del AEE; y c) Práctica pedagógica en la SRM y su contribución en el proceso de inclusión. Ante la realidad investigada, fue perceptible la existencia de una visión aún subyacente sobre la atención en la SRM, con divergencia entre la misión de las atenciones de la SRM y la demanda que en la práctica se plantea para los mismos. A pesar de la ausencia de formación específica en el área del AEE, no falta compromiso por parte de la docente de la SRM en su actuación y prácticas pedagógicas ejercidas, siendo perceptible tanto durante las observaciones como en la entrevista una postura que toma en consideración las necesidades de los alumnos, comprometiéndose a buscar siempre el desarrollo de los mismos.
Palavras-chave: Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Sala de Recursos Multifuncionais - SRM
Alto sertão - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GOMES, Carmelita Maria. Sala de recursos multifuncionais e sua contribuição no processo de inclusão: um estudo de caso no alto sertão de Alagoas. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4721
Data do documento: 14-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.