00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Das páginas às telas: o lugar do (não) lugar dos gêneros digitais no livro didático de Português
Título(s) alternativo(s): From pages to screens: the place of the (no) place of digital genres in the portuguese didactic book
Autor(es): Santos, Nádson Araújo dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bottentuit Júnior, João Batista
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os gêneros textuais digitais que são abordados pelos livros didáticos de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano), em coleções recomendados pelo PNLD 2017-2019. É uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, em uma cidade do litoral sul do Estado de Alagoas. Para atingir o objetivo, foi realizada análise documental e encontros em grupos focais com quatro professores de língua portuguesa que atuavam no ensino fundamental. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental de volumes de livros didáticos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, entrevistas com professores. Para compreender os conceitos dos gêneros do discurso, tomamos por base Bakhtin (1997, 2016), Marcuschi (2005, 2008) e Miller (2012). Quanto aos saberes específicos dos gêneros digitais, nos apoiamos em Marcuschi e Xavier (2010), Rojo e Moura (2012, 2013), Kersch, Coscarelli e Cani (2016) e Pimentel e Costa (2017). Os resultados apontam que os livros didáticos do sexto ao nono ano apresentam os gêneros digitais, no entanto, somente no livro do sexto ano é que esse tipo de gênero é trabalhado de uma forma mais significativa, nos demais eles são citados como pretexto para trabalhar outras categorias linguísticas. Apontam também que os manuais didáticos para o ensino fundamental orientam quanto a utilização dos gêneros digitais nas aulas do ensino fundamental. Também constatamos que os professores possuem uma percepção positiva do livro didático utilizado pela escola. Em relação à abordagem dos gêneros digitais na sala de aula, os resultados mostram que os professores possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e os utilizam em práticas. No entanto, constata-se que existe ainda carência de formação de professores para a cultura digital, e que existem problemas de infraestruturas para que se trabalhe os gêneros digitais em sua forma, estilo, e estrutura composicional.
Abstract: This research aims to analyze the digital textual genres that are addressed by the Portuguese language textbooks, in the last years of elementary school (sixth to ninth grade), in collections recommended by PNLD 2017-2019. It is a qualitative research of the type of case study and was developed in a public school of the municipal school network, in a city of the south coast of the State of Alagoas. To reach the objective, it was documentary analysis and were focus group meetings were conducted with four Portuguese-speaking teachers who worked in elementary school. The methodological procedures used were documentary analysis of textbook volumes from the sixth to ninth grade of elementary school, interviews with teachers. To understand the concepts of discourse genre, we take Bakhtin (1997, 2016), Marcuschi (2005, 2008) and Miller (2012) as their basis. As for the specific knowledge of digital genres, we rely on Marcuschi and Xavier (2010), Rojo e Moura (2012, 2013), Kersch, Coscarelli and Cani (2016) and Pimentel e Costa (2017). The results point out that the textbooks of the sixth to ninth year present the digital genres, however, only in the book of the sixth year is that this type of genre is worked in a more significant way, in the others they are cited as a pretext to work other language categories. They also point out that textbooks for elementary education guide the use of digital genre in elementary school classes. We also found that teachers have a positive perception of the textbook used by the school. Regarding the digital genre approach in the classroom, the results show that teachers have knowledge about digital genres and use them in their practices. However, it is regardin there is still a lack of teacher training for the digital culture, and that there are problems of infrastructures to work the digital genres in their form, style, and compositional structure.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Livros didáticos
Gênero documental
Tecnologia e educação
Portuguese Language
Textbook
Digital Genres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Nádson Araújo dos. Das páginas às telas: o lugar do (não) lugar dos gêneros digitais no livro didático de Português. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4711
Data do documento: 27-fev-2019
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