00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4624
Tipo: Dissertação
Título: Meios de comunicação de massa como veículo da alienação: caráter manipulatório e ideológico sob a perspectiva de György Lukács
Título(s) alternativo(s): Medios de comunicación de masa como vehículo de la alienación: caracter manipulador e ideológico bajo la perspectiva de Gyögy
Autor(es): Pimentel, Marcela Carnaúba
Primeiro Orientador: Holanda, Maria Norma Alcântara Brandão de
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, José Guibson Delgado
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Gilmaisa Macedo da
Resumo: O surgimento dos meios de comunicação de massa está fundado no modo de produção capitalista, mais precisamente em sua fase monopolista. As novas tecnologias, que a partir de meados do século XIX passaram a se popularizar, possibilitaram de maneira decisiva o seu surgimento e desenvolvimento enquanto instrumento para a reprodução do capital. Diante de sua função, as mídias massivas são, portanto, veículo da alienação na sociedade capitalista. Por meio delas há o domínio da consciência individual e da consciência social, manipulando ideologicamente os homens, principalmente em seu tempo livre – atividade que antes era posta apenas pelo trabalho – sob o viés da informação, do entretenimento e da cidadania. Desta forma, estes meios ditam os padrões de consumo, as alternativas, as escolhas e as necessidades da sociedade, forjando uma sociedade alienada e manipulada. Em cada notícia, programas de entretenimentos, novelas, seriados, publicidade existem inúmeras formas ideológicas e manipulatórias que mantêm o homem na generidade em-si, alienando a sua existência, construindo uma sociedade centrada no consumo e na aceitação indiscutível da realidade social, econômica e política. Aparentemente, não possibilitando ao homem perceber-se enquanto homem, assim como, refletir sobre sua existência e sobre o funcionamento e finalidade da sociedade em que vive. Restando poucas alternativas, em meio às mídias massivas existentes, de resistência à ordem estabelecida, que não chegam a ameaçar o poder ideológico de manipular e alienar a consciência social.
Abstract: El surgimiento de los medios de comunicación de masa está fundado en el modo de producción capitalista, más precisamente en su fase monopolista. Las nuevas tecnologías, que desde a mediados del siglo XIX pasaron a popularizarse, posibilitaron de manera decisiva en el surgimiento y desarrollo mientras instrumento para la reproducción del capital. Delante su función, las midias masivas son, por lo tanto, vehículo de la alienación en la sociedad capitalista. Por medio de ellos hay el dominio de la consciencia individual y de la consciencia social, manipulando ideológicamente los hombres, principalmente en su tiempo libre – actividad que antes era puesta por el trabajo – bajo el sesgo de la información, del entretenimiento y de la ciudadanía. Así, estos medios dictan los padrones de consumo, las alternativas, las opciones y las necesidades de la sociedad, forjando una sociedad alienada y manipulada. A cada noticia, programas, telenovelas, películas, publicidad existen inúmeras formas ideológicas y manipulatórias que mantiene el hombre en la generidade en-sí, alienando su existencia, resultando en una sociedad centrada en el consumo y en la aceptación indiscutible de la realidad social, económica y política. Aparentemente, no posibilitando al hombre reconocerse como hombre, así como, reflejar acerca de su existencia u el funcionamiento y finalidad de la sociedad donde vive. Restando pocas alternativas, en medio a las midias masivas existentes, de resistencia a la orden establecida, que no llegan a amenazar el poder ideológico de manipular y alienar la consciencia social.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Alienação (Psicologia social)
Ideologia
Capitalismo
Medios de Comunicación de Masa
Alienación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: PIMENTEL, Marcela Carnaúba. Meios de comunicação de massa como veículo da alienação: caráter manipulatório e ideológico sob a perspectiva de György Lukács. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4624
Data do documento: 29-set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.