00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
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Tipo: Dissertação
Título: A reconfiguração da educação superior no Brasil e a formação profissional em Serviço Social: entre a contradição e as possibilidades de efetivação da formação crítica
Título(s) alternativo(s): The reconfiguration of higher education in Brazil and the professional formation in social work: between contradiction and possibilities of the critical formation
Autor(es): Monteiro, Joselita Olivia da Silva
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virginia Borges do
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Maria Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoldo, Maria Edna de Lima
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a reconfiguração da educação superior no Brasil e a sua relação com a formação profissional em Serviço Social. A vertente teórica é pautada pelo marxismo. Por assim dizer, situa a educação a partir do caráter ontológico, e como tal, advinda de posições teleológicas derivadas do trabalho, este compreendido como categoria que funda o ser social. Para o aprofundamento do estudo recorreu-seàpesquisa bibliográfica e documental, de modo aentender as transformações ocorridas na educação superior a partir da crise estrutural do capital e a formação profissional do assistente social diante deste contexto. O estudo demonstra que a partir da reforma do Estado brasileiro iniciada na década de 1990, a ampliação da privatização da educação é enfatizada com base napolítica de ajuste neoliberal, que tende a colocá-la a serviço da manutenção das taxas de lucro, própria desta sociabilidade. Constata-se que à maneira como acontece com a educação em nível nacional a partir de sua reconfiguração, efetiva-se o crescimento da oferta de cursosde Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior privadas. Assim, na tentativa de confrontar a desregulamentação da educação, expressa, sobretudo, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB,é fundamentadopor parte do Serviço Social o documento das Diretrizes Curriculares. Neste entendimento,esta pesquisa situa os elementos que tipificam as contradiçõesdeste confronto, e ainda constata que as transformações ocorridas na educaçãoefetivam cada vez mais a sua subsunção ao capital, seja pela via de sua privatização, seja pela via da desregulamentação do ensino público. Portanto, afirma-se que o problema central a ser enfrentado pela educação residenas condições que pautam a existência da sociedade de classes, dada a partir da apropriaçãoprivada dos meios de produção.Ou seja, que em virtude da posição que ocupa ante o processo de produção, é a classe operária essencialmente antagonista ao capital, e, portanto, capaz de confrontar a sociabilidade capitalista com vistas a efetivar uma sociedade humanamente emancipada.Nessa direção, identifica-se que a defesa posta no âmbito desta profissão, a partir do projeto ético-político, embora importante, situa-se nos limites próprios da emancipação política informada por Marx.
Abstract: This work discuss the reconfiguration of higher education in Brazil and its relationship with professional training in social work. The theoretical approach is guided by Marxism. So to speak, affirms the education from the ontological character, and as such, arising from teleological positions derived from work, this understood as a category that founds the social being. For this study we used the bibliographical and documentary research in order to understand the changes occurring in higher education from the structural crisis of capital and training of social workers on this context. The study shows that from the reform of the Brazilian State started in the 1990s, the expansion of privatization of education is emphasized based on neoliberal adjustment policy, which tends to put it in the service of maintenance of profit rates, own this sociability. It appears that the way with education at the national level from its reconfiguration, effective the growth in the supply of social work courses in private higher education institutions. So, in an attempt to confront the deregulation of education, expressed mainly in the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, is founded by the Social Service the document: Guidelines Curriculum. In this understanding, this research lies the elements that typify the contradictions of this confrontation, and also notes that the changes occurring in education increasingly affect their subsumption to capital, either via its privatization, either by way of deregulation of public education. Therefore, it is stated that the main problem to be faced by education lies in the conditions that govern the existence of class society, given from the private ownership of the means of production. That is, that because of the position it occupies before the production process is the working class essentially antagonistic to capital, and therefore able to confront the capitalist sociability in order to effect a humanly emancipated society. In this sense, it is identified that the defense put under this profession, from the ethical-political project, although important, is situated on the very limits of political emancipation informed by Marx.
Palavras-chave: Educação superior
Formação profissional - Assistente social
Serviço Social
Projeto ético-político
Higher Education
Professional Formation - Social worker
Social Work
Ethical-political Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: MONTEIRO, Joselita Olivia da Silva. A reconfiguração da educação superior no Brasil e a formação profissional em Serviço Social: entre a contradição e as possibilidades de efetivação da formação crítica. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4605
Data do documento: 27-jan-2016
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