00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4557
Tipo: Dissertação
Título: Lixo, urubus, degradação: experiência com a poesia popular em uma escola pública de ensino fundamental de Rio Largo-AL
Título(s) alternativo(s): Experiência didática com a poesia popular no ensino fundamental
Experiencia didáctica com poesia popular em La ensenânza fundamental
Autor(es): Severo, David Ferreira
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita de Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Considerando a necessidade de o professor de língua portuguesa proporcionar um ensino a partir da promoção da leitura e da escrita em sala de aula, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática com o gênero cordel no ensino fundamental. Para tanto, sistematizamos uma metodologia de ação pedagógica com a sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), organizadas em oficinas ou módulos de estudos (LOPES-ROSSI, 2004). A experiência parte de uma situação real de comunicação, na qual os/as alunos/as, de uma escola pública de nível fundamental, foram convidados a produzir um texto de própria autoria para participar de um concurso de literatura de cordel. Para dar conta dessa proposta, baseamo-nos na teoria de Bakhtin (2006, 2015) que compreende a linguagem em funcionamento, ou seja, em contexto de uso concreto da palavra no processo de interlocução. Com isso, a produção escrita dos/as estudantes não ficou limitada apenas ao concurso literário, mas foi divulgada tanto na escola como na comunidade circunvizinha. A pesquisa é de cunho qualitativo (ANDRÉ, 1995), apresentando também uma abordagem descritiva/explicativa (GIL, 2010). O resultado da pesquisa mostra que quando os/as alunos/as são colocados/as em uma situação discursiva bem determinada, eles/as conseguem produzir uma escrita de autoria.
Abstract: Teniendo en cuenta la necesidad de una profesora de portugués proporcionar La instrucción de la promoción de la lectura y la escritura en el aula, este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta con el tipo de línea en una clase de séptimo grado de la escuela elemental de una escuela pública de Río Largo / AL. Para ello, sistematizamos una propuesta de intervención con la secuencia didáctica (DOLZ y SCHNEUWLY, 2004), organizadas en talleres o módulos de estudios (LOPESROSSI, 2004). La experiencia parte de una situación real de comunicación, en La cual los / as alumnos / as fueron invitados a producir un texto de propia autoría para participar en un concurso de literatura de cordel. En ese sentido, nos basamos en La teoría de Bakhtin (2006, 2015) que comprende el lenguaje en funcionamiento, o sea, en contexto de uso concreto de la palabra en el proceso de interlocución. Por eso, La producción escrita de los estudiantes no quedó limitada sólo al concurso literario, pero fue divulgada tanto en la escuela y en la comunidad circundante. La investigación es de cuño cualitativo (ANDRÉ, 1995, TONET, 2013), presentando también un abordaje descriptivo / explicativo (Gil, 2010). El resultado de La investigación muestra que cuando los / as alumnos / as se colocan en una situación discursiva bien determinada, ellos consiguen producir una escritura de autoría.
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Escrita
Gênero discursivo
Produção textual
Literatura de Cordel
Poesia popular
Sequência didática
Género discursivo
Secuencia didáctica
Escritura
Idioma portugués - Estudio y enseñanza
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SEVERO, David Ferreira. Lixo, urubus, degradação: experiência com a poesia popular em uma escola pública de ensino fundamental de Rio Largo-AL. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4557
Data do documento: 5-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.