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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4528
Tipo: | Tese |
Título: | Processos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Processes of (re)significance of the sing professional education: echoes of slavery in Technological Professional Education in Brasil |
Autor(es): | Machado, Fabiano Duarte |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Magalhães, Belmira Rita da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Melo, Kátia Maria Silva de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Florêncio, Tatiana Magalhães |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo demonstrar que o discurso do Estado, acerca do ensino profissionalizante, diante das particularidades históricas nacionais, tem uma dimensão majoritária de ser apenas uma estratégia de apassivamento para com o exército de mão-de-obra reserva, em detrimento da qualificação técnica e do avanço tecnológico das forças produtivas. Para atingir tal intento, analisa-se o funcionamento da memória discursiva na disputa dos sentidos e da luta de classes que são deflagrados nas materialidades discursivas produzidas pelo Estado brasileiro, com destaque para o início da sua fase republicana e a conjuntura da última década, no tocante a sua “política educacional para a classe trabalhadora” e o “acesso ao emprego”, analisando os mais variados sentidos, a partir dos lugares em que são produzidos. Desse modo, pela via da Análise do Discurso, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e a partir das categorias Condições de produção, Memória discursiva e Formação Ideológica, demonstraremos os sentidos sobre o ensino profissional e os limites do discurso da educação profissionalizante como acesso ao emprego no capitalismo hipertardio dependente brasileiro em tempos de crise sistêmica. |
Abstract: | The purpose of this thesis is to demonstrate that the State's discourse on vocational education, given the national historical particularities, has a majority dimension of being only a strategy of transferring to the army of reserve labor, to the detriment of the qualification technical and technological advancement of the productive forces. In order to achieve such an aim, the discursive memory functioning in the dispute of the senses and the class struggle that is triggered in the discursive material produced by the Brazilian State is analyzed, especially the beginning of its republican phase and the conjuncture of the last decade, in the concerning their "educational politics for the working class" and the "access to employment", analyzing the most varied senses, from the places where they are produced. Thus, through Discourse Analysis, anchored in Dialectical Historical Materialism and from the categories of Conditions of Production, Discursive Memory and Ideological Formation, we will demonstrate the meanings about professional education and the limits of vocational education discourse such as access to employment in the Brazilian dependent hypertardial capitalism in times of systemic crisis. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Ensino profissionalizante Capitalismo - Brasil Materialismo dialético Speech analysis Professional education Capitalism - Brazil Dialectical materialism Discourse |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MACHADO, Fabiano Duarte. Processos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil. 2018. 239 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4528 |
Data do documento: | 19-out-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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Processos de (re)significação do signo ensino profissional_ ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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