00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4528
Tipo: Tese
Título: Processos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil
Título(s) alternativo(s): Processes of (re)significance of the sing professional education: echoes of slavery in Technological Professional Education in Brasil
Autor(es): Machado, Fabiano Duarte
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Kátia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee4: Florêncio, Tatiana Magalhães
Resumo: Esta tese tem por objetivo demonstrar que o discurso do Estado, acerca do ensino profissionalizante, diante das particularidades históricas nacionais, tem uma dimensão majoritária de ser apenas uma estratégia de apassivamento para com o exército de mão-de-obra reserva, em detrimento da qualificação técnica e do avanço tecnológico das forças produtivas. Para atingir tal intento, analisa-se o funcionamento da memória discursiva na disputa dos sentidos e da luta de classes que são deflagrados nas materialidades discursivas produzidas pelo Estado brasileiro, com destaque para o início da sua fase republicana e a conjuntura da última década, no tocante a sua “política educacional para a classe trabalhadora” e o “acesso ao emprego”, analisando os mais variados sentidos, a partir dos lugares em que são produzidos. Desse modo, pela via da Análise do Discurso, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e a partir das categorias Condições de produção, Memória discursiva e Formação Ideológica, demonstraremos os sentidos sobre o ensino profissional e os limites do discurso da educação profissionalizante como acesso ao emprego no capitalismo hipertardio dependente brasileiro em tempos de crise sistêmica.
Abstract: The purpose of this thesis is to demonstrate that the State's discourse on vocational education, given the national historical particularities, has a majority dimension of being only a strategy of transferring to the army of reserve labor, to the detriment of the qualification technical and technological advancement of the productive forces. In order to achieve such an aim, the discursive memory functioning in the dispute of the senses and the class struggle that is triggered in the discursive material produced by the Brazilian State is analyzed, especially the beginning of its republican phase and the conjuncture of the last decade, in the concerning their "educational politics for the working class" and the "access to employment", analyzing the most varied senses, from the places where they are produced. Thus, through Discourse Analysis, anchored in Dialectical Historical Materialism and from the categories of Conditions of Production, Discursive Memory and Ideological Formation, we will demonstrate the meanings about professional education and the limits of vocational education discourse such as access to employment in the Brazilian dependent hypertardial capitalism in times of systemic crisis.
Palavras-chave: Análise do discurso
Ensino profissionalizante
Capitalismo - Brasil
Materialismo dialético
Speech analysis
Professional education
Capitalism - Brazil
Dialectical materialism
Discourse
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MACHADO, Fabiano Duarte. Processos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil. 2018. 239 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4528
Data do documento: 19-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.