00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ben-Hur de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6509325029666357pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Antônio Carlos Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890983301899546pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande, Michéle Dal Toé-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689915812155389pt_BR
dc.creatorEspíndola , Aline Calheiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-27T19:39:29Z-
dc.date.available2019-01-08-
dc.date.available2019-02-27T19:39:29Z-
dc.date.issued2014-04-25-
dc.identifier.citationESPÍNDOLA, Aline Calheiros. Modelos de previsão de desempenho de pavimentos flexíveis para uma rodovia no Rio de Janeiro. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências em Engenharia de Transportes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4343-
dc.description.abstractBrazilian Road Researches showed, in 2012, that public investment in highways in the country was insufficient to solve problems of road infrastructure. The low level of investment in maintenance affects the quality of the roads, this factor causes problems such as increasing the operating costs of transportation and the increased number of accidents. Use of Pavement Management System (PMS) by road agencies and concessionaires arise as an alternative to reverse the current situation of the sector and to provide an improvement in performance of pavements. Models performance prediction of the pavement are one of the main tools of a PMS. However, little attention has been given to the development, calibration and validation of those models. In general, it is adopted generic models and models obtained in completely different conditions existing in administered highways. The knowledge of the model which best represents the actual situation of a pavement performance, will allow the pavement management system make better planning of maintenance on roads and to implementate more efficiently the resources. This research is the development of equations to predict the deflection and irregularity of flexible pavement in a federal highway. The equations developed showed best approaches, comparing with actual data and the values predicted by models, reinforcing the importance of developing specific models for highways, mainly for institutions working on project level managing. An important factor noted was the need to mount a robust database and reliable informations to minimize errors incorporated in the regression, increasing the number of independent variables to the development of more reliable models and to execute the analysis based on trustfull interval.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsIMEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de Transportes – teses, dissertaçõespt_BR
dc.subjectPavimento Flexívelpt_BR
dc.subjectDesempenho do Pavimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.titleModelos de previsão de desempenho de pavimentos flexíveis para uma rodovia no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPesquisas Rodoviárias Brasileiras mostraram, em 2012, que o investimento público em rodovias no país foi insuficiente para solucionar os problemas de infraestrutura rodoviária. O baixo nível de investimento na manutenção afeta a qualidade das rodovias, fator que origina problemas como o aumento do custo operacional do transporte e a elevação do número de acidentes. A utilização do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) pelos organismos rodoviários e concessionárias surgiu como uma alternativa para reversão do quadro atual do setor e proporcionar uma melhoria no desempenho dos pavimentos. Os modelos de previsão de desempenho do pavimento são uma das principais ferramentas de um SGP. No entanto, pouca atenção tem se dado para o desenvolvimento, calibração e validação dos modelos. Em geral, adotam-se modelos genéricos ou obtidos em condições diferentes das existentes na malha administrada. O conhecimento do modelo que melhor representa a situação real de desempenho de pavimento permitirá ao sistema de gerência de pavimentos melhores condições de realizar o planejamento de manutenções nas vias e maior eficácia na aplicação dos recursos. A pesquisa é referente ao desenvolvimento de equações para prever a deflexão e a irregularidade do pavimento flexível de uma rodovia federal. As equações desenvolvidas apresentaram as melhores aproximações, ao se comparar os dados reais e os previstos por modelos, reforçando a importância do desenvolvimento de modelos específicos para as rodovias, principalmente para instituições que trabalham gerenciando em nível de projeto uma rodovia. Fator importante observado foi a necessidade de montar um banco de dados robusto e com informações confiáveis, para minimizar os erros incorporados na regressão, aumentar a quantidade de variáveis independente para a elaboração de modelos mais confiáveis e efetuar a análise com base no intervalo de confiança.pt_BR
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