06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3835
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de preço da cesta básica: levantamento nos minimercados de Palestina - Alagoas
Autor(es): Gonçalves, Elaine Thyara Silva
Primeiro Orientador: Lopes, Leandro da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, José Augusto de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Macos Igor da Costa
Resumo: O preço é um dos fatores-chave para os consumidores no momento da compra. E saber compor os preços é um diferencial para os pequenos estabelecimentos que vendem principalmente produtos da cesta básica e competem indiretamente com grandes redes de varejo alimentar. Desta forma, o estudo objetivou averiguar o método de formação de preço mais utilizado para comercialização dos itens da cesta básica nos minimercados. O levantamento foi realizado por meio da aplicação de questionários em 10 minimercados de Palestina-AL, com uma abordagem qualitativa e quantitativa pois além de identificar os métodos utilizados na precificação e o preço dos produtos componentes da cesta básica, propôs-se a conhecer o perfil dos gestores de preços e os motivos que os levaram a escolher uma técnica em detrimento da outra. Logo, o levantamento demonstrou que o método de formação de preços mais utilizada nesses minimercados é o Mark-up, que os gestores são em sua maioria mulheres e que as variações de preços encontradas na pesquisa não foram decorrentes de escolha do método.
Abstract: Price is one of the key factors for consumers at the time of purchase. And knowing how to compose prices is a differential for small establishments that mainly sell basket products and compete indirectly with large retail food chains. In this way, the study aimed to investigate the method of price formation most used for commercialization of items of the basic basket in the minimarkets. The survey was carried out through the application of questionnaires in 10 mini-markets of Palestine-AL, with a qualitative and quantitative approach. In addition to identifying the methods used in the pricing and the price of the basic basket products, it was proposed to know the profile Of price managers and the reasons that led them to choose one technique over another. Therefore, the survey showed that the most commonly used pricing method in these minimarkets is the Mark-up, that managers are mostly women and that the price variations found in the research were not due to the choice of method.
Palavras-chave: Formação de preço
Minimercado
Cesta básica
Palestina - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: GONÇALVES, Elaine Thyara Silva. Formação de preço da cesta básica: levantamento nos minimercados de Palestina - Alagoas. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3835
Data do documento: 23-mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de preço da cesta básica: levantamento nos minimercados de Palestina - Alagoas.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.