Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3820
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de astronomia no 6º ano do ensino fundamental
Other Titles: Didatic game: analysis of the didatic proposal in the learning of astronomy in the 6th year of elemntary education
metadata.dc.creator: Silva , Lousane de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Serra, Kléber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Antônio Jose Ornellas
metadata.dc.contributor.referee2: Filho, Jenner Barretto Bastos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe analisar e aplicar um jogo de tabuleiro nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. A escolha do tema partiu da necessidade de aplicar um recurso didático na abordagem conceitual do Sistema Solar, considerando a prática educativa desenvolvida nas aulas de ciências da natureza cuja unidade temática é Terra e Universo. A pesquisa apresenta uma intervenção pedagógica de natureza qualitativa, adotando o método de pesquisa-ação. Realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no Tabuleiro dos Martins em Maceió. Inicialmente, questionou-se o seguinte problema: quais as contribuições que os jogos inseridos numa sequência didática podem auxiliar na aprendizagem de astronomia? O referencial teórico abrange o sócio-interacionismo, alicerçando todo o processo de aprendizagem. E, o jogo de tabuleiro que constitui o produto educacional, propôs uma visão didática como instrumento pedagógico, uma vez que a inserção desse recurso na sala de aula auxilia na transposição dos conteúdos de astronomia. Na pesquisa de campo, utilizou-se como coleta de dados, questionários e registros por meio de observação das atividades desenvolvidas durante as aulas. Os resultados apontaram que a aplicação deste produto educacional auxilia na socialização do aluno, desenvolvendo o cognitivo, tornando-se praticamente uma avaliação lúdica.
Abstract: This paper proposes to analyze and apply a board game in the groups of the 6𝑡ℎgrade elementary school. The choice of theme was based on the need to apply a didatic resource in the conceptual approach of the Solar System, considering the educational practice developed in the classes of natural sciences whose thematic unit is Earth na Universe. The research presentes a pedagogical intervention of a qualitative nature, adopting the method of research-action. Held at the Onélia Campelo State School, located on the Tabuleiro Martins in Maceió. Initally, the following problem was question: What contribuitions os the games inserted in a didactic sequence, may assist in learning astronomy? Theoretical reference covers socio-interactionism, supporting the entire learning process. And, the board game that constitutes the educational product, proposed a didactic vision as a pedagogical tool, since the insertin of this resource in classroom assists in the transposition of astronomy cotents. In the field research, we used as data collection, quetionnaires and records by means of observation the activities developed during the classes. The results pointed that the application os this educational product assists in the socialization of the student, developing the cognitive, becoming practically a playful assessment.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Astronomia
Jogos no ensino de Ciências
Jogos didáticos
Aprendizagem
Didatic-Game
Astronomy
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Lousane de Barros. Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de astronomia no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3820
Issue Date: 27-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.