00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3754
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro na perspectiva do discente
Título(s) alternativo(s): Contribution of the supervised stage to a nurse training at perspective of the discipline
Autor(es): Bezerra, Rutheale Alves
Primeiro Orientador: Rozendo, Célia Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Lenira Maria Wanderley Santos de
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) tem como objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado para a formação do enfermeiro, sendo constituído por um artigo científico intitulado “Contribuição do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro na perspectiva do discente” e dois produtos de intervenção. Este TACC faz parte da linha de pesquisa “Currículo e processo ensino aprendizagem na formação em saúde”. Teve como objetivo analisar a contribuição do estágio curricular supervisionado para a formação do profissional enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, realizada em uma instituição privada do interior de Pernambuco. Participaram do estudo 15 discentes de enfermagem do último semestre letivo. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, guiada por um roteiro elaborado para esta pesquisa. Utilizou-se a Análise de Conteúdo, na modalidade temática, para a análise dos dados. Os resultados demonstraram que o estágio curricular supervisionado possibilitou uma ressignificação da aprendizagem, considerando aprendizagens profissionais, relacionais e afetivas; potencializou a visão do discente quanto ao papel do enfermeiro; favoreceu o reconhecimento do papel do preceptor como facilitador no processo de ensino-aprendizagem; proporcionou habilidade técnica e segurança relacionada à prática assistencial. Os resultados revelaram, ainda, que a prática gerencial foi pouco vivenciada. A prática educativa foi mais relacionada à educação continuada (em detrimento da educação permanente) e a educação em saúde se deu numa perspectiva conservadora. O pensar crítico foi referenciado no sentido de uma avaliação da atuação de outros profissionais, e não na perspectiva transformadora. A partir desses resultados, foram elaborados dois produtos que pretendem ser uma contribuição importante para a instituição onde o estudo foi realizado. O primeiro é um relatório com os principais resultados da pesquisa a ser entregue à coordenação do curso e à Regência do Estágio. O segundo é um instrumento que contribuirá para a avaliação do estágio, a ser respondido pelos discentes em um canal de comunicação virtual. Tal instrumento permitirá conhecer perspectiva do discente sobre o estágio, bem como representa o reconhecimento de seu protagonismo no processo ensino-aprendizagem. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa são importantes para favorecer a reflexão crítica sobre o estágio curricular supervisionado, na intenção do seu aprimoramento e garantia de que o mesmo seja potencializador da formação de enfermeiros, focada no cuidado de pessoas e comunidades, no atendimento de suas necessidades e na transformação da realidade social e dos ambientes de trabalho.
Abstract: The aim of this academic work of conclusion of course is the Supervised Curricular Internship for the training of nurses, consisting of a scientific article entitled "Contribution of the supervised internship to the training of nurses: the perspective of the student" and two intervention products: the Technical Report and the Virtual Communication Channel. This study is part of the line of research, curriculum and teaching-learning process in health. In the Supervised Curricular Internship, the student has the possibility of experiencing learning experiences directly related to the daily life of individuals and communities that demand answers very close to what is expected of him as a health professional. In this context, the objective of this study is to analyze the contribution of the supervised curricular internship to the training of the nurse professional. It is a descriptive and qualitative approach, carried out in a private institution in the interior of Pernambuco. Fifteen nursing students from the last semester participated in the study. The data were obtained through a semi-structured interview, guided by a form developed for the research. For the analysis was used the Content Analysis, in the thematic modality. The results demonstrated that the supervised curricular stage: allowed re-signification of the learning, considering professional, relational and effective learning; the role of the nurse; favored the recognition of the role of the preceptor as facilitator in the teaching-learning process; provided technical skill and safety related to care practice. The results also revealed that the managerial practice was little lived and the educational practice was more related to continuing education and health education than to permanent education. Critical thinking was referenced in the sense of a self-evaluation of the performance of other professionals, to the detriment of the perspective of the transforming praxis. It is believed that the results of this research are important to favor the critical reflection on the supervised curricular internship, with the intention of improving it and ensuring that it is a potentiator of the training of nurses focused on caring for people and communities, attending to their needs and the transformation of reality and work environments. From these results, two products were elaborated that intend to be na important contribution to the institution where the study was carried out. The first is a report with the main results of the research to be delivered to the Coordination of the Course and to the Internship. The second is an instrument that will contribute to the evaluation of the stage, to be answered by the students in a virtual communication channel. Such na instrument Will allow knowing the student's perspective on the internship, as well as, it represents the recognition of its protagonist in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ensino superior
Educação em enfermagem
Enfermeiros – Formação profissional
Estágio curricular
Higher education
Nursing Education
Nurses - Professional qualification
Curricular Internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BEZERRA, Rutheale Alves. Contribuição do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro na perspectiva do discente. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3754
Data do documento: 10-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuição do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro na perspectiva do discente.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.