00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Diadorim e o corpo-neblina no sertão Rosiano: estórias, impossibilidades e outros problemas de gênero
Título(s) alternativo(s): Diadorim and the misty-body in the Rosian backwoods: stories, impossibilities and other gender problems
Autor(es): Andrade, Marina Verçosa De
Primeiro Orientador: Brandão, Izabel de Fátima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antonio de Pádua Dias da
metadata.dc.contributor.referee2: Tomáz, Jerzuí Mendes Tôrres
Resumo: Esta dissertação analisa Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa através, principalmente, do conceito de performatividade, de Judith Butler (1990). Toma-se a narrativa de Riobaldo, imprecisa e não linear, como a tradução e origem daquilo que conta: Diadorim. A necessidade de buscar em Diadorim uma identidade de gênero que supõe coerência e continuidade entre ela e outras mulheres, na obra, reloca o potencial disruptivo da personagem e invalida muitas vezes sua face jagunça, tornando-a não apenas incongruente, mas também inxistente. Essa identidade é aqui rearticulada, adequando-se ao objetivo da dissertação: demonstrar como Diadorim personifica, como princípio da obra, a estratégia de resistência à normatização material e textual do romance, denunciando assim a artificialidade não de sua atuação como Reinaldo, mas antes – com ela – das categorias que tentam apreendê-la, rejeitando a contradição e a multiplicidade de formas, próprias da vida. O percurso é feito, a fim de entender Diadorim como metonímia do sertão, em três capítulos, cujo primeiro traz o conceito de performatividade de gênero a fim de ilustrar a desconstrução que Diadorim realiza nos conceitos de gênero, no sertão rosiano. No segundo capítulo, a presença da jagunça é tomada como construção do romance, e o corpo de Diadorim, palco de disputa e território de contestações, materializa as possibilidades plásticas do romance, cuja unidade formal, ao invés de revelar uma substância, se realiza tão somente através de convenções, demonstrando a ficcionalidade que rege o conceito de substância. A falta de substância da personagem e do romance são as condições que proporcionam seu agenciamento, trazido no terceiro capítulo como o espaço de possibilidades de criação e existência, no qual o corpo de Diadorim se materializa como o corpo grotesco feminino (RUSSO 2000). Em conclusão, a presença de Diadorim no sertão rosiano traz a diferença e o diferente na jagunça, sem contudo, circunscrevê-la às constrangedoras normas de gênero, mas antes, transpondo-as.
Abstract: This MA thesis analyzes Grande sertão: veredas, especially through Judith Butler's concept of performativity. Riobaldo’s undefined and non-linear narrative is taken to be the rendering and origin of what it describes: Diadorim. The urge to identify in Diadorim a gender identity that implies coherence and continuity between her and other women, in the literary piece, relocates her disruptive potential by depriving the character of her "jagunça" reality, making it not only incongruous, but also fictitious. Hence, this reality is here rearticulated to conform to the thesis’s aim: to demonstrate how Diadorim embodies, as the work’s principle, the strategy of resistance that exposes the artificiality not of her acting, but rather – with it – of the categories that attempt to capture her, rejecting life’s contradiction and multiplicity of forms. The path is taken, in order to perceive Diadorim as the metonimy of the sertão, in three chapters: the first deals with the concept of performativity in order to clarify it and illustrate the gender deconstruction performed by Diadorim in the Rosian sertão. The second chapter discusses the presence of the "jagunça" as the fabrication of the novel and her body, a stage and a territory of disputes, embodies the plastic possibilities of the novel, whose formal unity, instead of proving the existence of a substance, is accomplished only through conventions and fictions. The absence of substance from the character and the novel are the conditions that allow her agency, clarified by the third chapter, as the space of possibilities of creation and existence in which Diadorim’s body is materialized as the grotesque feminine body (RUSSO, 2000). In conclusion, Diadorim’s presence on the Rosian sertão carries the difference and the different in the "jagunça" without circumscribing her to the constrained gender norms, but surpassing them.
Palavras-chave: Rosa, João Guimarães, 1908-1967 – Crítica e interpretação
Crítica literária
Grande sertão : veredas
Diadorim
Gênero
Corpo grotesco feminino
João Guimarães Rosa
Grande sertão: veredas
Diadorim
performativity
feminine grotesque body
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: ANDRADE, Marina Verçosa de. Diadorim e o corpo-neblina no sertão Rosiano: estórias, impossibilidades e outros problemas de gênero. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3725
Data do documento: 21-nov-2013
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