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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação da percepção dos estudantes sobre a qualidade do curso de Engenharia de Produção da UFAL/Campus do Sertão
metadata.dc.creator: Lima, Pedro Gustavo
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Felipe Guilherme de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Netto, Antônio Pedro de
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Lígia Lobo
metadata.dc.description.resumo: A Engenharia de Produção (EP) é a modalidade de engenharia que mais cresceu no âmbito do ensino superior brasileiro desde de 1950, todavia, constata-se que o crescimento qualitativo desses cursos não ocorreu nas mesmas proporções, emergindo a necessidade de estudos científicos que avaliem a percepção da qualidade e incitem melhorias nos serviços educacionais. Nesse contexto, este estudo se dispõe a investigar a percepção dos estudantes a respeito da qualidade do curso de EP da UFAL/Campus do Sertão. Quanto aos métodos, temse uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Com relação aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento (survey), tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por 50 estudantes do 6º ao 10º período. Utilizou-se o software R para condução da análise exploratória dos dados e obtenção das estatísticas descritivas. Os resultados apontam que as dimensões que avaliam o corpo docente, as atividades extracurriculares e a qualidade do ensino são as maiores fragilidades do curso. Em contraste, a dimensão que avalia a qualidade da prestação de serviços por parte da coordenação do curso foi avaliada como satisfatória. Todavia, infere-se que apesar de bem avaliada, a coordenação ainda atua de forma passiva diante de aspectos que afetam a qualidade dos serviços prestados pelos docentes, o ensino e a promoção de atividades extracurriculares. À luz dessas considerações, é recomendado para futuros estudos avaliar a percepção da qualidade do curso a partir da percepção de outros stakeholders do curso, como os egressos, docentes, coordenadores e técnicos. Por fim, ressalta-se que os desafios inerentes à qualidade no ensino superior, principalmente nos cursos de engenharia, perpassam a intangibilidade do serviço educacional no que se refere à interação entre professores e estudantes. No caso do curso de EP da UFAL/Campus do Sertão, ainda existem muitas oportunidades de melhoria a serem implementadas, tanto para atender às diretrizes dos órgãos regulamentadores quanto para cumprir o papel social das IES, no sentido de formar profissionais suficientemente qualificados para atuar no mercado de trabalho.
Abstract: Industrial Engineering (IE) is the engineering field that has the highest growth in the Brazilian scenario of Higher Education since 1950. However, studies have verified that the qualitative growth of these programs did not occur with the same proportions, emerging the need for scientific researches that evaluate the perception of quality and encourage improvements in their educational services. Therefore, the purpose of this study is to investigate students’ perceptions regarding the quality of the Industrial Engineering program at Federal University of Alagoas (UFAL). Referring to the research’s methods, it is a descriptive and quantitative research. It was used bibliographic research and conducted a survey to collect the data. A number of 50 senior students responded the questionnaire. For data analysis, the software R was used to conduct an exploratory analysis and to obtain the descriptive statistics, as well as to plot the boxplot graphs and histograms. The results indicated that the quality dimensions applied to evaluate the faculty members, the extracurricular activities and the quality of education are the greatest weaknesses of the program. In contrast, the dimension related to the quality of the program coordinator was evaluated as satisfactory. Despite that, the program coordinator team still need to act proactively to solve the problems that affect faculty members, teaching and promotion of extracurricular activities. Finally, we pointed out that the challenges inherent to quality in higher education, especially in engineering programs, overcome the intangibility of the educational service with regard to the interaction between teachers and students. Regarding the IE program at UFAL, there are still many improvement opportunities to be implemented, both to comply with the directives of the regulatory bodies and to fulfill the social role of this university, in order to train professionals sufficiently qualified to work in the job market.
Keywords: Engenharia de produção
Universidade Federal de Alagoas
Campus do Sertão
Avaliação
Educação superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citation: LIMA, Pedro Gustavo. Avaliação da percepção dos estudantes sobre a qualidade do curso de Engenharia de Produção da UFAL/Campus do Sertão. 2018.87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3681
Issue Date: 17-Oct-2018
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