06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões e propostas metodológicas para um ensino de literatura em crise: uma abordagem literária no livro didático português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Autor(es): Costa, Lucicleide Barros
Primeiro Orientador: Cunha, Marcos Alexandre de Morais
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: Partindo do pressuposto de que o Ensino de Literatura nos anos finais do Ensino Fundamental tem enfrentado momentos instáveis por diversas causas, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a literatura é abordada pelo Livro didático e se propostas metodológica apresentadas têm contribuído para a formação de leitores literários. Para constituir o corpus da pesquisa escolheu-se o livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano, Português: linguagens de William Cereja e Thereza Cochar, por levar em consideração que o livro didático é o instrumento mais utilizado pelo professor no ensino–aprendizagem. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma análise documental, sustentada em uma abordagem quantitativa e qualitativa. Verificou-se ainda através do referencial teórico, quais os fatores que contribuíram para a crise na educação literária e, para isso, percorreu -se o ensino de literatura no Brasil desde os tempos coloniais até os dias atuais, provocando reflexões sobre o ensino de literatura e consequentemente propondo novas metodologias para esse ensino em crise. Construímos nossa fundamentação teórica ancorada nos estudos de Colomer (2007), que aborda etapas do desenvolvimento da leitura literária ; Zilberman (1988) e (2008), que discute sobre a importância do Ensino de Literatura; Lajolo (2005), que articula o mundo da leitura para a leitura do mundo; Cosson (2006) e (2010), que discute o panorama do ensino da Literatura nas escolas públicas brasileiras e as metodologias didáticas para o Ensino de Literatura; Cândido (1972) e (2011), que reflete sobre a importância da Literatura no processo educacional na formação humana e como direito de todos; Girotto e Souza (2011), que abordam as estratégias de leitura; além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais-Língua Portuguesa-PCN-LP, o Plano Nacional do Livro Didático-PNLD e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCN), entre outros
Abstract: Starting from the presupposition of Literature teaching in the final years of Elementary and Thematic Teaching unstable moments by the multiple causes, the present work has as objective to analyze the Literature and the Literature approached by the didactic Book and the methodological strategies to give a contribution to the formation of literary readers. The textbook was selected as a 6th grade Portuguese Language textbook, with languages of William Cereja and Thereza Cochar, for taking into account the didactic book and the most used instrument by the teacher in teaching - learning. From a methodological point of view, a documentary analysis was carried out, based on a quantitative and qualitative approach. The evaluation of the education is in the education of the students in the education of the education in the education of the students in the education of the students in the education of the education in the education of the education of the education in the education of the education in the education of the education. and consequently, new technologies for teaching in crisis. We construct our theoretical foundation in the studies of Colômeno (2007), that approaches the stages of the development of the literary reading; Zilberman (1988) and (2008), which discusses the importance of Literature Teaching; Lajolo (2005), which articulates the world of reading for the reading of the world; Cosson (2006) and (2010), which discusses the panorama of literature teaching in public schools and didactic methodologies for teaching literature; Candide (1972) and (2011), which makes about the importance of literature in the educational process in human formation and as a right of all; Girotto and Souza (2011), addressing the strategies of reading; In addition to the documents developed by the Ministry of Education and Culture, such as the National Curricular Nucleus - Portuguese Language - PCN - LP, the National Textbook Plan - PNLD and National Curricular Guidelines (DCN), among others.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Ensino e aprendizagem
Livro didático
Formação de leitor
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras
Citação: COSTA, Lucicleide Barros. Reflexões e propostas metodológicas para um ensino de literatura em crise: uma abordagem literária no livro didático português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3675
Data do documento: 3-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.