06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3655
Tipo: Especialização
Título: Estórias sobre os nossos tons; usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantil
Autor(es): Ribeiro, Elizabeth da Rocha
Primeiro Orientador: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Heder Cleber de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
Resumo: Nesta monografia através de pesquisa bibliográfica buscou-se, apresentar o papel que a literatura infantil exerce dentro do cenário educacional como recurso pedagógico a ser utilizado para construção da identidade da criança em particular a criança Afrobrasileira. Objetivou analisar a contribuição ou não desta ferramenta para formação identitária da criança e sua importância na inclusão do contexto escolar. Nesse contexto a literatura estabelece uma relação de conhecer o mundo oportunizando a criança a obter conhecimentos e ampliar referenciais históricos e culturais combatendo o preconceito e o racismo. Por meio de referenciais teóricos leitura e análise de diversas obras e autores, tais como:Cavalleiro (2012), Delors (1999), Duarte (2004), Mariosa (2011), Munanga (2005) que contemplam em seus discursos a importância de entender como crianças, em suas relações entre si constroem uma realidade preconceituosa e essencial para desconstrução do racismo na ordem social, construído inegavelmente no mundo adulto, mas que nem por isso deixam de ser alvo da observação infantil. Propõem-se que a literatura como arte e ofício, priorize uma educação na qual a diversidade, tanto nos aspectos sociais quanto no aspecto cultural, no interior das escolas elevem a autoestima das crianças, levando-as a reconhecerem-se como protagonistas de sua própria história sem ter que vivenciar o estigma do preconceito que esta intrinsicamente ligado ao seu dia-a-dia e a motive a estabelecer uma construção coletiva para desconstrução do segregacionismo dentro da escola e em toda sociedade.
Abstract: In this monograph we sought to present the role that children's literature exercises within the educational scenario as a pedagogical resource to be used to construct the identity of the child, in particular the Afro-Brazilian child. It aims to analyze the contribution or not of this tool for the identity formation of the child and its importance in the inclusion of the school context. In this context, literature establishes a relationship of knowing the world by providing the child with knowledge and expanding historical and cultural references, combating prejudice and racism. Through theoretical references, reading and analysis of various works and authors, which contemplate in their speeches the importance of understanding how children in their relationships build a prejudiced and essential reality for the deconstruction of racism in the social order, built undeniably in the adult world, but nevertheless they are no longer the target of child observation. It is proposed that Literature as an art and craft prioritize an education where diversity both in social aspects and in the cultural aspect within schools raise children's self-esteem, leading them to recognize themselves as protagonists of their own history without having to experience the stigma of prejudice that is intrinsically linked to its daily life and motivates it to establish a collective construction for the deconstruction of segregationism within the school and in all society.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura Afro-brasileira
Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: RIBEIRO, Elizabeth da Rocha. Estórias sobre os nossos tons: usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantil. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3655
Data do documento: 30-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estórias sobre os nossos tons: usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantil.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.