06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3649
Tipo: Especialização
Título: Narrativas sobre vivências de estudantes de origem rural numa escola urbana: um olhar sobre a comunidade Serra do Cavalo, Água Branca - AL
Autor(es): Santos, Fábio Pereira dos
Primeiro Orientador: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Suana Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Figueirêdo, Carla Taciane
Resumo: Este trabalho trata sobre narrativas e vivências de estudantes da comunidade rural Serra do Cavalo em Água Branca-AL, que estudam na escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra. O interesse em pesquisar a temática proposta surge a partir das nossas vivências na comunidade Serra do Cavalo e sobretudo, pela invisibilidade com que os estudantes de origem rural são tratados nas escolas da cidade. O estudo teve como objetivo geral interpretar narrativas de alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, residentes na comunidade Serra do Cavalo, município de Água Branca, Sertão de Alagoas, que revelem encontros e desencontros ligados a conteúdos da realidade local e aqueles experienciados pela formação em sala de aula. Nosso trabalho se torna relevante na medida em que, primeiro: oportuniza um aprofundamento teórico-conceitual em direção ao conhecimento da região semiárida brasileira, sobretudo, do semiárido alagoano; segundo: pelo aprofundamento da reflexão no que tange às relações urbano-rurais em pequenas cidades, debate caro na ciência geográfica; terceiro: pelo desenvolvimento de novos olhares sobre os estudantes de origem rural, incentivando as escolas localizadas tanto no rural, quanto no urbano, a reverem suas propostas pedagógicas, buscando maior aproximação entre os conteúdos abordados na escola e a vivência do estudante. Nosso trabalho foi construído em quatro etapas gerais, a saber: a) o contato com o legado teórico conceitual, principalmente amparado no conceito de rural e urbano conforme (ALMEIDA, 2011), (BAGLI, 2010), (ENDLICH, 2010), (MARQUES, 2002), (RESENDE, 2004), (RUA, 2005), (REIS, 2004) entendo o rural e o urbano como fenômenos sociais que são concretizados através do campo e da cidade e, no conceito de rurbanização de Gilberto Freyre (1982) que indica o encontro das dimensões urbana e rural na constituição da urbe em Água Branca, Sertão de Alagoas. Utilizamos ainda os seguintes autores: (SAVIANE, 2004), (DEMARTINI, 2011), (RIOS, 2011), (FERREIRA, 2011) e (TONET, 2008); b) identificação e caracterização da comunidade Serra do Cavalo e da Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra através de visitas in loco; c) elaboração e aplicação de questionários e entrevistas com moradores mais antigos da comunidade, agentes comunitários de saúde, professores aposentados e os estudantes; d) análise dos dados coletados e redação final da monografia tendo como referência os objetivos propostos, bem como, as questões da pesquisa. Observamos que a realidade rural não é abordada no ambiente escolar, os estudantes de origem rural vivenciam o processo de formação escolar e não se reconhecem nos planos de ensino trabalhados em sala de aula. Concluímos que essa realidade só vai mudar quando as propostas de ensino contemplarem as duas realidades, a rural e a urbana, num sentido de uma educação rurbana.
Abstract: This work deals with narratives and experiences of students from the rural community of Serra do Cavalo in Água Branca-AL, who study at the Monsenhor Sebastião Alves Bezerra State School. The interest in researching the proposed theme arises from our experiences in the Serra do Cavalo community and above all by the invisibility with which students of rural origin are treated in the city schools. The main objective of this study was to interpret the narratives of students from the 3rd year of the high school Monsenhor Sebastião Alves Bezerra State School, residents of the Serra do Cavalo community, in the city of Água Branca, Sertão de Alagoas, to reveal encounters and disagreements related to the contents of reality and those experienced by classroom training. Our work becomes relevant insofar as, first, it offers a theoreticalconceptual deepening towards the knowledge of the semi-arid region of Brazil, especially the semi-arid region of Alagoas; secondly, by the deepening of the reflection on urban-rural relations in small cities, an expensive debate on geographic science; third, by developing new perspectives on students of rural origin, encouraging schools located in both rural and urban areas to review their pedagogical proposals, seeking a closer approximation between the content addressed in the school and the student's experience. Our work was built on four general steps, namely: a) the contact with the theoretical conceptual legacy, mainly supported by the concept of rural and urban according to (ALMEIDA, 2011), (BAGLI, 2010), (ENDLICH, 2010), (MARQUES, 2002), (RESENDE, 2004), (RUA, 2005), (REIS, 2004) understand the rural and the urban as social phenomena that are concretized through the countryside and the city in the concept of rurbanization of Gilberto Freyre ( 1982) that indicates the meeting of urban and rural dimensions in the constitution of the city in Água Branca, Sertão de Alagoas. We also used the following authors: (SAVIANE, 2004), (DEMARTINI, 2011), (RIOS, 2011), (FERREIRA, 2011) and (TONET, 2008); b) identification and characterization of the Serra do Cavalo community and the Monsenhor Sebastião Alves Bezerra State School through on-site visits; c) preparation and application of questionnaires and interviews with older community residents, community health agents, retired teachers and students; d) analysis of the data collected and final essay of the monograph with reference to the proposed objectives, as well as the research questions. We observed that rural reality is not addressed in the school environment, students of rural origin experience the process of school formation and are not recognized in the teaching plans worked in the classroom. We conclude that this reality will only change when the teaching proposals contemplate the two realities, rural and urban, in a sense of a rural education.
Palavras-chave: Educação rural
Educação urbana
Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Fábio Pereira dos. Narrativas sobre vivências de estudantes de origem rural numa escola urbana: um olhar sobre a comunidade Serra do Cavalo, Água Branca - AL. 2018. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3649
Data do documento: 31-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.