06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3645
Tipo: Especialização
Título: A abordagem do semiárido na educação formal em uma escola de Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Petruaskas, Suelen Rodrigues do Amaral
Primeiro Orientador: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Rangel, Heder Cléber de Castro Rangel
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a oferta da temática semiárido na educação formal delmirense através de pesquisa realizada na Escola Cooperativa dos Professores Vicente de Menezes, por considerar a escola o local onde se desenvolve no sujeito o conhecimento acerca das questões sociais, políticas e culturais, visando obter um diagnóstico a respeito da inserção da temática semiárido em sua prática escolar, bem como o conhecimento que os alunos da referida escola tem sobre o tema. A pesquisa segue abordagem qualitativa, sendo do tipo estudo de caso, o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado aos alunos do Ensino Fundamental II, do 7º ao 9º ano. Os resultados apontam que apesar de todos os discentes pesquisados serem todos habitantes do semiárido delmirense, eles pouco conhecem a respeito da região na qual estão inseridos e mostra a necessidade de se elaborar um currículo contextualizado para esta região.
Abstract: The present work sought to investigate the offer of the semiarid theme in the formal education of Elmirense through a research carried out at the Cooperative School of Teachers Vicente de Menezes, considering the school as the place where the subject develops the knowledge about social, political and cultural issues, aiming at to obtain a diagnosis about the insertion of the semiarid theme in its scholastic practice, as well as the knowledge that the students of the mentioned school has on the subject. The research follows a qualitative approach, being a case study type, the data collection instrument was a questionnaire applied to elementary students II, from the 7th to the 9th year. The results show that although all the students studied are all inhabitants of the semi-arid region, they do not know much about the region in which they are inserted and shows the need to develop a contextualized curriculum for this region.
Palavras-chave: Educação
Educação formal
Alto Sertão
Delmiro Gouveia - Alagoas
Semiárido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: PETRAUSKAS, Suelen Rodrigues do Amaral. A abordagem do semiárido na educação formal em uma escola em Delmiro Gouveia - AL. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3645
Data do documento: 30-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A abordagem do semiárido na educação formal em uma escola de Delmiro Gouveia - AL.pdf638.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.