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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3644
Tipo: | Especialização |
Título: | Educação contextualizada e o ensino de Geografia no Semiárido: uma análise de uma experiência pibidiana |
Autor(es): | Campos, Luiz Gustavo de |
Primeiro Orientador: | Melo, Manoel Valquer Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Cristina Conceição |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ricardo Santos de |
Resumo: | A geografia é uma ciência humana, é comumente definida como estudo da relação homem e meio, que busca explicar e relacionar a sociedade e a natureza. Hoje, a educação vive um momento de destaque, que envolve um processo de mudanças com relação ao seu papel, visto que a construção do conhecimento deve ser entendida como um meio de inclusão humana. Dentro dessa perspectiva a educação contextualizada surge para fortalecer a pluralidade cultural, a diversidade social e as diferentes realidades, possibilitando um processo educacional apropriado a cada realidade. Este trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a educação contextualizada e a relação do ensino de geografia na construção do professor reflexivo e que suas práticas contribuam para formar alunos também reflexivos e críticos. Para a realização do trabalho, foi realizado em primeiro momento o levantamento bibliográfico, a fim de levantar o material necessário para elaboração do mesmo. Assim sendo foram citados autores como: Moreira (2012), Moraes (1987), Cavalcanti (2012), Pontuschka (2010), Callai (1999), Rodrigues e Amaral (1996), Menezes; Araújo (2007) dentre outros autores utilizados do referencial teórico e discussões ao longo do trabalho. Foi utilizada uma experiência derivada do subprojeto do PIBID (2012), “Territórios e Lugares entre Permanências e Identidades socioambientais: (re)conhecendo o ensino de Geografia em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas” realizado na Escola Municipal Dr. José Correia Filho localizada no Povoado Jardim Cordeiro, semiárido alagoano situado em Delmiro Gouveia-AL. Neste contexto a horta escolar surgiu como estratégia didática de educação ambiental no semiárido, contribuindo para as aulas de geografia. Portanto, este trabalho contribui para o importante debate sobre as questões que envolvem o ensino da geografia contextualizado no semiárido, suas oportunidades e desafios, em busca de uma realização plena do papel que lhe pertence na formação de cidadãos conscientes e individuais. |
Abstract: | La geografía es una ciencia humana, es comúnmente definida como estudio de la relación hombre y medio, que busca explicar y relacionar la sociedad y la naturaleza. Hoy, la educación vive un momento de destaque, que implica un proceso de cambios con respecto a su papel, ya que la construcción del conocimiento debe ser entendida como un medio de inclusión humana. Dentro de esa perspectiva la educación contextualizada surge para fortalecer la pluralidad cultural, la diversidad social y las diferentes realidades, posibilitando un proceso educativo apropiado a cada realidad. Este trabajo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre la educación contextualizada y la relación de la enseñanza de geografía en la construcción del profesor reflexivo y que sus prácticas contribuyan a formar alumnos también reflexivos y críticos. Para la realización del trabajo, fue realizado en primer momento el levantamiento bibliográfico, a fin de levantar el material necesario para la elaboración del mismo. Por lo tanto, fueron citados autores como: Moreira (2012), Moraes (1987), Cavalcanti (2012), Pontuschka (2010), Callai (1999), Rodrigues e Amaral (1996), Menezes; Araújo (2007) entre otros autores utilizados del referencial teórico y discusiones a lo largo del trabajo. Se utilizó una experiencia derivada del subproyecto del PIBID (2012) "Territorios y Lugares entre Permanentes e Identidades socioambientales: (re) conociendo la enseñanza de Geografía en Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas" realizado en la Escuela Municipal Dr. José Correia Filho ubicada en el Pueblo Jardim Cordero, semiárido alagoano situado en Delmiro Gouveia-AL. En este contexto la huerta escolar surgió como estrategia didáctica de educación ambiental en el semiárido, contribuyendo a las clases de geografía. Por lo tanto, este trabajo contribuye al importante debate sobre las cuestiones que involucran la enseñanza de la geografía contextualizada en el semiárido, sus oportunidades y desafíos, en busca de una realización plena del papel que le pertenece en la formación de ciudadanos conscientes e individuales. Palabras clave: Educación Contextualizada, Enseñanza de Geografía, Semiárido. |
Palavras-chave: | Geografia Estudo e ensino Educação contextualizada Semiárido Delmiro Gouveia - Alagoas Alto Sertão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | CAMPOS, Luiz Gustavo de. Educação contextualizada e o ensino de Geografia no Semiárido: uma análise de uma experiência pibidiana. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3644 |
Data do documento: | 29-ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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