06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3639
Tipo: Especialização
Título: A contextualização no ensino de ciências: possibilidade para a educação no semiárido
Autor(es): Ramos, Rafael Alvez
Primeiro Orientador: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcos Ricardo de
Resumo: O semiárido brasileiro se apresenta como região peculiar. Os fatores climáticos e suas demais características geográficas fomentam modos de pensá-lo e de vivê-lo. Neste trabalho, o foco é a educação no semiárido e o ensino de ciências e suas necessidades de contextualizacão dos saberes socioculturais e científicos. Entende-se a contextualização dos conteúdos escolares como uma das possibilidades e alternativa metodológica no ensino, frente à ausência de um currículo contextualizado no processo de escolarização dos sujeitos no semiárido. Todavia, as interpretações sobre esse princípio norteador variam conforme os documentos oficiais e consequentemente nas interpretações de professores, licenciandos e pesquisadores. Como objetivo principal, busca-se analisar as concepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre a contextualização no ensino a fim de discutir o significado pedagógico e suas implicações para o ensino. Para a produção de dados, realizou-se a aplicação de questionário semiestruturado e posteriomente submeteu-se os escritos a luz da Análise Textual Discursiva para a exploração de categorias a priori e emergentes. Como resultado, identifica-se diversas compreenções feita pelos licenciandos sobre o termo contextualização no ensino. As concepções ora se apresentam de maneira simplistas, ora mais elaboradas e em alguns casos de forma híbridizada. Contudo, diante dessas múltiplas formas de entendimento, evidenciam-se os possíveis contextos de significação na articulação do conhecimento da disciplina aos diferentes contextos apresentados.
Abstract: The Brazilian semi-arid region presents itself as a peculiar region. Climatic factors and their other geographical features foster ways of thinking and living it. In this work, the focus is the education in the semiarid and the teaching of sciences and their needs of contextualization of the socio-cultural and scientific knowledge. It is understood the contextualization of the school contents as one of the possibilities and methodological alternative in the teaching, in front of the absence of a contextualized curriculum in the schooling process of the subjects in the semiarid. However, the interpretations of this guiding principle vary according to the official documents and consequently in the interpretations of professors, graduates and researchers. The main objective is to analyze the conceptions of graduating in Biological Sciences about the contextualization in the teaching in order to discuss the pedagogical meaning and its implications for the teaching. For the production of data, a semi-structured questionnaire was applied and the writings were subsequently submitted in light of the Discursive Textual Analysis for the exploration of a priori and emerging categories. As a result, several understandings made by the graduating about the term contextualization in the teaching are identified. The conceptions now present themselves in a simplistic way, sometimes more elaborate and in some cases hybrided. However, in view of these multiple forms of understanding, the possible contexts of meaning in articulating the knowledge of the discipline to the different contexts presented are evident.
Palavras-chave: Educação
Educação no Semiárido
Educação básica
Ensino de Ciências
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: RAMOS, Rafael Alvez. A contextualização no ensino de ciências: possibilidade para a educação no semiárido. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3639
Data do documento: 29-ago-2018
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