00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Modelos de personalização de visualização de dados para o professor
Título(s) alternativo(s): Model of customization data visualization for the teacher
Autor(es): Silva, Maria das Graças Cavalcante da
Primeiro Orientador: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rafael de Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Ospina, Patricia Leone Espinheira
Resumo: A presente dissertação trata da criação de modelos de personalização de Visualizações de dados para os professores, no intuito de viabilizar auxílio na tomada de decisão pedagógica, em que, fundamentado neste auxílio, os professores poderão analisar corpus com base em visualizações apropriadas, a partir de características pessoais. Para tanto, realizamos pesquisas na área de visualização de dados, em que optamos por dividir as técnicas de visualização de dados em dois grandes grupos, técnicas tradicionais e técnicas não tradicionais. Durante a pesquisa, necessitamos adaptar um processo de recomendação pedagógica, de forma que o mesmo pudesse dá suporte exclusivamente ao professor por meio de visualização de dados, apartir disto, foi elaborado e aplicado um survey, com trezentas e trinta e três participantes, dos quais duzentas e trinta e cinco eram professores. Realizaram-se diversas filtragens de dados e análises estatísticas baseadas em modelos de regressão beta. Nestas análises foram identificadas variáveis pertinentes às características dos professores, tais que fizeram com eles escolhessem entre visualizações tradicionais e não tradicionais. Depois desta fase, realizou-se uma modelagem de classificação, do tipo árvore de decisão, a fim de descobrirmos quais os conjuntos de características podem estar relacionados à preferência do professor por uma determinada visualização. Com isso criamos quatro classes, a classe (i) preferência, (ii) a classe percepção, (iii) a classe tempo e (iv) a classe ajuda. As quais modelam as características relacionadas ao professor, quando ele busca analisar um dado em uma visualização de acordo com suas preferências,uma visualização que dentro de suas características o faça perceber melhor os dados, uma visualização que o ajude a ver as informações e uma visualização que reduz ao seu tempo de decisão. Com os resultados, fomos capazes de identificar quais características pertinentes aos professores tem influência na preferência de uma visualização e quais conjuntos de características levam a possíveis escolhas de visualizações possibilitando-nos, assim, criarmos modelos de personalização de visualizações de dados, como forma de melhorar a tomada de decisão pedagógica.
Abstract: This thesis studies the creation of personalization models of data visualization for instructors in order to assist pedagogical decision making.Thus, instructors Will be able to analyze data based on appropriate data visualizations from personal characteristics. For this purpose, we researched on the literature for data visualization and decided to divide its techniques into two major groups, traditional techniques, and non-traditional techniques.Duringthe research, we adapted a pedagogical recommendation process to provide exclusive support to instructors through the use of data visualization. We also designed and placed a survey involving 333 participants, of which 235 are instructors. After that, we used beta regression model stoper form statistical analysis and data filtering. The study identified variables related to instructors characteristics that led them to choose between traditional visualizations and non-traditionalones. After that phase, we performe dadecision tree classification modeling to identifyaset of characteristics related to instructors preferences in certain visualizations. There fore, we created four classes: (i) preference, (ii) perception, (iii) time, and (iv) help. These classes mold specific characteristics related to the instructor when he is analyzing data according to his preferences, avisualization that makes him better understandt He data, other to help him perceive the data, and avisualization to reduce his decision-making time. The results allowe didentifying which characteristics relevant to the instructors have some in fluence on a visualization preference. Further, which characteristic set led us to identify certain visualization alternatives that enable us to create personalization models of data visualization to improve pedagogical decision making.
Palavras-chave: Modelos computacionais
Ambiente virtual de aprendizagem
Banco de dados – Visualização de dado
Educação
Computational models
Virtual learning environment
Database - Data view
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: SILVA, Maria das Graças Cavalcante da. Modelos de personalização de visualização de dados para o professor. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3627
Data do documento: 28-jun-2018
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