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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O espaço do desenvolvimento da criança autista: um estudo de caso exploratório a partir de procedimentos de avaliação pós-ocupação
Other Titles: The space for the developmental of the autistic child: an exploratory case study the part of post-occupation evaluation procedures
metadata.dc.creator: Silva, Anny Jessyca Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Odair Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Ornstein, Sheila Walbe
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Suzann Flavia Cordeiro de
metadata.dc.description.resumo: Estimativas do Instituto de Psiquiatria da USP revelam que existem aproximadamente 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil. Apesar da observação do número crescente de espaços de tratamento exclusivo ao público infantil com autismo nos últimos 30 anos, foi constatado que os mesmos ainda não possuem recomendações que ultrapassem a simples listagem de ambientes, recursos humanos e equipamentos. Assim, as especificidades desses espaços não são contempladas nos manuais do Ministério da Saúde. Esta dissertação teve como objetivo avaliar o ambiente construído voltado para o tratamento de crianças autistas em Alagoas sob o ponto de vista de seus usuários com ênfase no ambiente enquanto facilitador às atividades. A metodologia empregada consistiu em uma Avaliação Pós-Ocupação de um centro assistencial ao autismo em Alagoas a partir de uma abordagem multi-métodos, fundamentada em pesquisa qualitativa e quantitativa. Diferentes métodos de avaliação e percepção foram utilizados para compreensão da relação ambiente e usuário, tais como: walkthrough, questionários, entrevistas e jogo das imagens. Os resultados obtidos proporcionaram uma análise da qualidade do ambiente sob o ponto de vista técnico e de seus usuários. A partir da análise do jogo das imagens, aplicado com profissionais e pais de crianças com autismo, percebeu-se um alinhamento nos aspectos elegidos como favoráveis ao acolhimento dos usuários e desenvolvimento das atividades. Os profissionais também forneceram informações de como a criança lida e reage a diferentes estímulos presente no ambiente. A inclusão dos pais nesse processo forneceu dados para a identificação de opções de ambientes de acordo com a vivência e observação dos mesmos sobre a relação do filho e o espaço físico. Os dados serviram de base para recomendações de ambientes compromissados com as especificidades de crianças com autismo. Espera-se ainda, com este trabalho, contribuir com a melhoria dos espaços assistenciais ao autismo em Alagoas, ampliando a discussão de como o espaço pode ser um facilitador no atendimento e atividades ali desenvolvidas, além de proporcionar bem-estar em seus usuários.
Abstract: Estimations from the Institute of Psychiatry at USP reveal that there are approximately 2 million people with autism in Brazil. Observing the increasing number of treatment spaces created exclusively to children with autism in the last 30 years, it has been verified that they do not yet have recommendations that go beyond the simple listing of environments, human resources, and equipment. Thus, the specificities of these spaces are not contemplated in the Ministry of Health’s manuals. This work aimed to evaluate the built environment for autistic children treatment in the Alagoas state - Brazil, from the point of view of its users with an emphasis on the environment as a facilitator of activities. The methodology used consisted of a PostOccupancy Evaluation of an autism assistance center in Alagoas, based on a multi-method approach, substantiated on qualitative and quantitative researches. Different methods of evaluation and perception were used to understand the relationship between user and environment, such as walkthrough, checklist, questionnaires, interviews and games with pictures. The results obtained allowed an analysis of the environment quality considering its users’ technical point of view. From the analysis of the game with pictures, applied with professionals and parents of children with autism, it was noticed a consensus on the aspects chosen as favorable to the host of users and development of activities. The professionals also provided information on how children with autism deal with and react to different stimuli present in the environment. The inclusion of parents in this process provided data to the identification of options of environments according to the experience and the observation of the relation between children and the physical space. The data served as base for recommendations of environments committed with the specificities of children with autism. It is expected that this study will contribute to the improvement of the autism assistance centers, expanding the discussion on how the space can be a facilitator in the attendance and in the activities developed there, in addition to provide welfare to its users.
Keywords: Arquitetura
Centros assistenciais – Avaliação pós-ocupação (APO)
Autismo infantil – Alagoas
Psicologia ambiental
Architecture
Assistance Centers - Post-Occupancy Evaluation
Childhood Autism
Environmental Psychology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: SILVA, Anny Jessyca Garcia. O espaço do desenvolvimento da criança autista: um estudo de caso exploratório a partir de procedimentos de avaliação pós-ocupação. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura: Dinâmica do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3607
Issue Date: 29-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

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