Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3605
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Perfil socioeconômico e cultural dos agricultores do Acampamento Lajeiro, no município de Messias-AL
Other Titles: Socioeconomic and cultural profile of the farmers of the Acampamento Lajeiro, in the municipality of Messias-AL
metadata.dc.creator: Carvalho , Adriane Carolina de Araújo Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Jakes Halan de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tânia Marta Carvalho dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Conceição Maria Dias de
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento do estado de Alagoas tem sido marcado, últimas cinco décadas, pela ação da agroindústria canavieira, e, por outro lado, pela produção de alimentos, via pequenos produtores rurais – agricultores familiares ou assentados. Assentados que, durante algum tempo de suas vidas, vivenciaram experiências em importantes instrumentos de conquista pela terra, denominados acampamentos de trabalhadores rurais. No estado de Alagoas a situação dos acampamentos rurais é de pobreza e miséria, revelando o descaso do poder público em relação à agricultura familiar, produção agropecuária e, assistência técnica e extensão rural. Objetivou-se através deste trabalho apresentar as condições de vida e os processos produtivos viabilizados por agricultores familiares no Acampamento Lajeiro, localizado no município de Messias, em Alagoas, em uma área de 160 hectares, local em que cerca de duzentos agricultores estão acampados, desde 2007, produzindo alimentos para sobreviverem, ao tempo em que lutam pela conquista da terra sonhada. O trabalho de campo foi realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2017, englobando dados qualitativos e quantitativos obtidos a partir das observações de campo, promovidas durante visitas ao acampamento, aliados aos resultados das entrevistas efetivadas junto a trinta acampados, escolhidos aleatoriamente, fazendo-se uso de roteiro semiestruturado. O universo dos acampados engloba, principalmente, agricultores familiares oriundos de diversos municípios do Estado de Alagoas, de diferentes gêneros, escolaridades e faixas etárias. A maioria com experiência em atividades agrícolas. No acampamento são exploradas pelos acampados culturas agrícolas como macaxeira, maracujá, abacaxi, milho, feijão, banana, dentre outras, cujos produtos são direcionados ao consumo familiar, sendo os excedentes destinados ao mercado. Dentre os problemas vivenciados pelos agricultores acampados no Lajeiro destaca-se as péssimas condições das estradas de acesso, que compromete todo o acampamento: dificulta o acesso a escolas, posto de saúde, hospitais, feiras, supermercados, instituições públicas e privadas; o acesso a fatores de produção, a comercialização da produção, comprometendo a qualidade de vida dos agricultores ali instalados.
Abstract: Não possui
Keywords: Agricultura
Assentamentos
Acampamentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citation: CARVALHO, Adriane Carolina de Araújo Silva. Perfil socioeconômico e cultural dos agricultores do Acampamento Lajeiro, no município de Messias-AL. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3605
Issue Date: 29-Aug-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - AGRONOMIA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.