06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3573
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino-aprendizagem de Geografia no ensino de jovens e adultos - EJA: um olhar a partir da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, em Delmiro Gouveia / AL
Autor(es): Freitas, Bruno Ribeiro de
Primeiro Orientador: Silva, Suana Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: inoaprendizagem na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, visando compreender como se deram a introdução do ensino de Geografia na educação brasileira, as dificuldades que existiram ao longo de sua introdução, e as dificuldades que hoje podem ser encontradas que se tornam mais evidentes nos relatos do educador e do educando. Com base no que foi observado ao longo do Estágio, que faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia e que, por sua vez, contribui para este pesquisa, assim expandindo a discussão para a proposição da pesquisa. Com isso foram utilizados por meio de pesquisa teórica-cientifica autores que discutem sobre a história do ensino de Geografia, e sobre o ensino de jovens e adultos, assim como análise das Leis e Normas que normatizam a modalidade de ensino, como também o relato dos educandos sobre o ensino da Geografia no EJA, assim como o relato do educador. Desta forma, o trabalho se baseia nos conceitos, nas observações e na coleta de dados, consumando em resultados relevantes a pesquisa, constatando que há dificuldades na compreensão do que se é proposto em sala de aula, e que se faz necessário uma maior valorização da disciplina, que os ajudaria a interpretar melhor o lugar em que vive dentro e fora da sala de aula.
Abstract: This work aims to analyze the teaching of Geography in the modality of Teaching Young and Adults (EJA), based on the national guidelines of the same and the teaching-learning practice at the State School Watson Clementino de Gusmão Silva, in order to understand how it happened the introduction of the teaching of geography in Brazilian education, the difficulties that existed during its introduction, and the difficulties that can be found today, which are more evident in the reports of the educator and the student. Based on what has been observed throughout the Supervised Internship, and in the Internship, which is part of the curriculum of the degree course in Geography, and which in turn contributes to this research, thus expanding the discourse for the proposition of the research. Through this research, authors were used to discuss the history of Geography teaching, and the teaching of youths and adults, as well as an analysis of the Laws and Norms that regulate the teaching modality, as well as the students on the teaching of Geography in the EJA, as well as the educator's report. In this way the work is based on concepts, observations and data collection, consuming in relevant results the research confirming that there are difficulties in understanding what is proposed in the classroom, and that it is necessary a greater appreciation of the discipline, which would help them to better interpret the place they live in and outside the classroom.
Palavras-chave: Geografia
Estudo e ensino
Ensino de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: FREITAS, Bruno Ribeiro de. O ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino de Jovens e Adultos – EJA : um olhar a partir da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, em Delmiro Gouveia / AL. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3573
Data do documento: 28-jun-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.