Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3562
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Salvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciais
Other Titles: Save the teacher! the ideology of the depreciation of the teacher of the initials series
metadata.dc.creator: Oliveira, Elaine Cristina Santana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Ciro de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Verçosa, Elcio de Gusmão
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou identificar os principais elementos que, inseridos historicamente na formação social alagoana, contribuem dialeticamente para o fenômeno da ideologia da desvalorização social dos professores que atuam nas séries iniciais das escolas públicas. Fundamentada essencialmente na concepção de sociedade apresentada pelo materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, nos concentramos especialmente na concepção de ideologia apontada por Marx e nas interpretações desenvolvidas posteriormente por marxistas clássicos, em especial Gramsci e Althusser. Assumimos o entendimento de ideologia defendido por Gramsci, que por associar ideologia a um conjunto de manifestações culturais nos levou a buscar analisar os aspectos sociais, econômicos e políticos que correspondem à estrutura social alagoana, identificando aspectos da formação social alagoana que condicionam o surgimento e a manutenção de ideologias que contribuem para a produção e reprodução da hegemonia do grupo dominante. A desvalorização social dos professores das séries iniciais da escola pública em Alagoas se reveste de elementos materiais que, apoiados na ideologia da feminização do magistério e na reprodução do fracasso escolar, sustentam uma representação negativa do exercício do magistério, enfraquecendo a atuação do professor e comprometendo historicamente sua identidade profissional, que é essencialmente social.
Abstract: This research intended to identify key elements that inserted in the social formation of Alagoas contributes dialectically to the phenomenon of the ideology of social devaluation of teachers who work in the early grades of public schools. Based mainly in the conception of society presented by historical materialism - dialectical Marx and Engels we focus especially on the concept of ideology taken over by Marx and later interpretations developed by classical Marxists, particularly Gramsci and Althusser. We assume the ideological view by Gramsci, ideology which involve a range of cultural events led us to seek to analyze the social, economic and political aspects that correspond to social structure of Alagoas, identifying aspects of the social formation of Alagoas which determine the appearance and maintenance of ideologies that contribute to the production and reproduction of the hegemony of the dominant group. The social devaluation of teachers in early grades of public schools in Alagoas is coated of elements that supported the feminization of teaching and in the production of school failure support a negative depiction of the fading practice of teaching and teacher performance and compromising historically their professional identity is essentially social.
Keywords: Identidade
Professores – Ensino fundamental
Ideologia
Educação – Alagoas
Escolas públicas
Identity
Teachers - Primary school
Ideology.
Education – Alagoas
Public schools
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: OLIVEIRA, Elaine Cristina Santana de. Salvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciais. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3562
Issue Date: 5-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciais.pdf878,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.