00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: Discurso, música e ideologia: uma análise discursiva dos efeitos de sentido hedonistas materializados em letras de música carnavalesca baiana
Título(s) alternativo(s): Discurso, música y ideologia: un análisis discursivo de los efectos de sentido hedonista que materializase em letras de música de carnaval bahiano
Discourse, music and ideology: a discursive analysis of the effects of sense hedonists materialized in song lyrics for Bahian carnival
Autor(es): Gerônimo, Sidiney Menezes
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Pimentel, Mércia Sylvianne Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee4: Ramires, Lídia Marinho da Pureza
Resumo: Ao longo dos últimos trinta anos, o discurso da música carnavalesca baiana tem se deleitado em cantar a busca pelos prazeres sexuais como condição para uma vida de felicidade. Em letras da axé music, do pagode baiano e do pagofunk, cada vez mais intensamente se materializam discursos que cantam um ideal de vida feliz como vida de prazer, mediante a produção de efeitos de sentidos que tornam evidente e urgente a satisfação dos desejos e prazeres sexuais. Esse discurso musical se filia à rede de sentidos da ideologia hedonista e, entre os prazeres que ele canta, o prazer sexual ocupa lugar hegemônico, como uma verdadeira panaceia, a cura de todos os males que afligem os baianos, os nordestinos, os brasileiros e a humanidade. A hipótese da qual a presente análise parte toma este discurso musical materializador da ideologia hedonista como uma resposta alternativa das e para as condições materiais de existência atuais que – em Salvador, no Brasil e no mundo – produzem a miséria e a infelicidade humana como consequências de um sistema socioeconômico que faz o homem lobo do homem. A abordagem teórica, fundamentada na Análise de Discurso elaborada por Michel Pêcheux e na Ontologia do ser social desenvolvida por Lukács como leitor de Marx, permitiu problematizar as evidências dos sentidos sobre a urgência dos desejos e prazeres sexuais dos sujeitos e possibilitou refletir sobre as limitações da alternativa hedonista materializada no discurso da música carnavalesca baiana. O percurso analítico recuperou os fios de uma memória constitutiva do discurso musical que materializa a ideologia hedonista desde as primeiras manifestações da música brasileira como lundus, modinhas, maxixes e sambas, ao passo que também procurou compreender o processo histórico que funda a sociedade de classes e sua ideologia patriarcal como condições amplas cujas determinações funcionam no discurso musical hedonista. A análise das condições estritas de produção viabilizou a compreensão da alegria e da miséria social como termos de um paradoxo constitutivo do discurso da música carnavalesca, ao trazer à tona vestígios das contradições específicas da realidade soteropolitana e baiana, criando fraturas na dominância dos sentidos hedonistas. Os resultados da análise revelam que a alternativa hedonista, além de não poder contornar os potenciais de infelicidade humana produzidos pela sociedade de classes e sua ideologia patriarcal, produz um movimento de sentidos no qual a escalada da ideologia hedonista promove, discursivamente, o recrudescimento da misoginia e inviabiliza a promoção de relações sociais que tenham como fundamento a humanização das relações entre homens e mulheres.
Abstract: RESUMEN ____Durante los últimos treinta años, el discurso de la música de carnaval bahiano ha deleitado em el canto de la búsqueda del placer sexual como condición para una vida de felicidad. En lãs letras de la axé music, el pagode bahiano y pagofunk cada vez más intensamente materializanse discursos cantando un ideal de vida feliz como una vida de placer, al producir efectos de sentido que hacen evidente y urgente la satisfacción de los deseos y placeres sexuales. Este discurso musical se une a la red de significaciones de la ideología hedonista y, entre los placeres que canta, el placer sexual tiene lugar hegemónico, como una verdadera panacea, a cura para todos los males que afligen a los bahianos, a los del Nordeste, a los brasileños y la humanidad. La hipótesis de este análisis está tomando el discurso musical materializador de la ideologia hedonista como respuesta alternativa de las y a lascondiciones materiales de existencia actuales - en Salvador, en Brasil y en el mundo - que producen la miseria humana como consecuencias de un sistema socio-económico que hace el hombre hombre lobo. El enfoque teórico, basado en el Análisis del Discurso elaborado por Pêcheux y la Ontología del ser social desarrollado por Lukacs como lectorde Marx, ha permitido poner en duda la evidencia de los sentidos sobre la urgencia del deseo y los placeres sexuales de los sujetos y há dejado reflexionar sobre lãs limitaciones de alternativa hedonista plasmada en el discurso de la música de carnaval bahiano. La trayectoria analítica recuperó los cables de una memoria constitutiva del discurso musical que subyace en la ideología hedonista desde las primeras manifestaciones de la música brasileña como lundus, modinhas, maxixes y sambas, mientras que también trató de entender el proceso histórico que establece la sociedad de clases y su ideología patriarcal como las condiciones generales cuyas determinaciones trabajan en el discurso musical hedonista. El análisis de lãs condiciones estrictas de producción permitió a la comprensión de la alegría y la miseria social como términos de una paradoja constitutiva del discurso de la música de carnaval, para llevar a cabo rastros de las contradicciones específicas de la realidad soteropolitana y de Bahía, creando deste modo fracturas en el dominio de los sentidos hedonistas. Los resultados Del análisis muestran que la alternativa hedónica, además de no ser capaz de superar el potencial del sufrimiento humano producido por la sociedad de clases y su ideología patriarcal, produce un movimentode significacion en el que la escalada de la ideología hedonista promueve La recrudescencia de la misoginia discursiva e impede la promoción de las relaciones sociales que tienen como base la humanización de las relaciones entre hombres y mujeres.
ABSTRACT_____Over the last thirty years, the Bahian carnival music discourse has been delighted by singing the search for sexual pleasures as a condition for a life of happiness. In lyrics of axé music, of Bahia pagoda and pagofunk, increasingly are materialized speeches that sing an ideal of happy life as life of pleasure, through the production of effects of senses that make evident and urgent the satisfaction of sexual desires and pleasures. This musical discourse is linked to the chain of feelings of hedonistic ideology and, among the pleasures it sings, sexual pleasure has a hegemonic place, as a true panacea, the cure of all the ills that afflict Bahians, the Northeasterners, Brazilians and the humanity. The hypothesis from which the present analysis begin takes this musical discourse materializer of hedonistic ideology as an alternative answerto and from the present material conditions of existence which - in Salvador, in Brazil, and in the world - produce misery and human unhappiness as consequences of a socioeconomic system that makes the man a wolf of the man. The theoretical approach, based on the Discourse Analysis elaborated by Michel Pêcheux and on the Ontology of the social being developed by Lukács as a reader of Marx, allowed to problematize the evidences of the senses on the urgency of the sexual desires and pleasures of the subjects and made possible to reflect on the limitations of the hedonistic alternative materialized in the discourse of Bahian carnival music. The analytical course recovered the threads of a constitutive memory of the musical discourse that materialize the hedonistic ideology since the first manifestations of Brazilian music like lundus, modinhas, maxixes and sambas, while also tried to understand the historical process that founds the society of classes and his patriarchal ideology as broad conditions whose determinations work in hedonistic musical discourse. The analysis of the strict conditions of production enabled the understanding of happiness and social misery as terms of a constitutive paradox of carnival music discourse, as bring out traces of the specific contradictions of the soteropolitan and Bahia reality, creating fractures in the dominance of the hedonistic meanings. The results of the analysis reveal that the hedonistic alternative, not being able to overcome the potentials ofhuman unhappiness produced by the class society and its patriarchal ideology, still produces a movement of meanings in which the growing of hedonistic discourse promotes discursively the exacerbation of misogyny and makes unfeasible the promotion of social relations based on the humanization of relations between men and women.
Palavras-chave: Linguística
Análise do discurso
Músicas de carnaval – Bahia
Ideologia hedonista
Discurso
Música de carnaval bahiano
Discourse
Bahia carnival music
Hedonistic ideology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: GERÔNIMO, Sidiney Menezes. Discurso, música e ideologia: uma análise discursiva dos efeitos de sentido hedonistas materializados em letras de música carnavalesca baiana. 2016. 216 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística : Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3383
Data do documento: 20-dez-2016
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