00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3378
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo acerca da gestão democrática nas escolas públicas do Ceará (2007-2010) : avanços e recuos
Título(s) alternativo(s): A study on the democratic management in the public schools Ceará (2007-2010): advances and retreats
Autor(es): Lima, Vagna Brito de
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Marques, Luciana Rosa
Resumo: A presente dissertação intitulada “Um estudo acerca da gestão democrática nas escolas públicas do Ceará (2007-2010): avanços e recuos” teve como objetivo central analisar a política de gestão escolar democrática e participativa que se materializou nas escolas públicas cearenses no período investigado e se resultou em avanços ou recuos em relação ao modelo implantado desde 1995. Discutiu-se inicialmente a política educacional brasileira na perspectiva da gestão democrática, a partir dos conceitos de reforma, Estado e democracia; a perspectiva histórica da gestão democrática no Brasil e as rupturas e continuidades do princípio constitucional desde a década de 1990. Enfocou a gestão democrática no estado do Ceará, no contexto das reformas, e a relação com o poder central e local. A abordagem metodológica que norteou a pesquisa foi de cunho qualitativo, analisando-se os documentos oficiais da política educacional e os depoimentos dos sujeitos entrevistados da Secretaria da Educação, da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (6ª CREDE), localizada na região norte do Estado do Ceará, alunos, pais, professores, diretores e coordenadores de duas escolas da referida coordenadoria, com base nas categorias democracia, autonomia e participação. O referencial teórico que deu suporte ao estudo baseou-se em autores como Arelaro (2000), Barroso (2011), Bastos (2002), Bobbio (2000), Frigotto (2004, 2011), Hora (2006), Krawczyk (1999, 2000, 2008), Leitão (2010), Marques (2007), Oliveira (2004, 2009) e Vieira (2002, 2007, 2011), dentre outros que discutem a temática da gestão democrática e os conceitos de autonomia, participação e reforma do Estado. A partir dos resultados da pesquisa, analisa-se que: a gestão democrática implementada no período de 2007 a 2010 não se configura como experiência de ampliação da democracia, visto que reproduz o modelo já preconizado pelas políticas para educação há quase vinte anos no Estado do Ceará, contudo matem os instrumentos de participação da comunidade; a política educacional de gestão democrática materializada nas escolas públicas do Estado do Ceará no contexto investigado neste estudo pauta-se nas concepções da “gestão por resultados” contidas nas orientações de metas aferidas nas avaliações de larga escala, no sistema de monitoramento e acompanhamento da gestão escolar; os resultados apresentam contradições ao apontar a escolha de diretores pela comunidade como avanço ao mesmo tempo que citam o processo de eleição como recuo; a existência de mecanismos de participação como Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e o enfraquecimento desses organismos colegiados; a política de gestão democrática é um princípio do sistema educacional que contribui para a efetiva democratização das escolas públicas cearenses que apresentam significativos avanços apesar dos observados recuos.
Abstract: The present Master's dissertation titles “A study concerning the democratic management in the public high schools of Brazilian State of Ceará in the period 2007-2010: advances and regressions”. The overall purpose was to analyze the public policy of democratic and participative management in the public high schools of Ceará state in the period of study. Also, this work assessed whether this public policy provided advances or regressions in relation to public policy established since 1995. Firstly, the Brazilian education policy was discussed, focusing its democratic management since the concepts of reform, State and democracy. In this context, the historical perspective of democratic management in Brazil, and the breakdown and the progress of the Constitutional principle since 90’s were also discussed. This study highlighted the democratic management in Ceara state, in the context of reforms, and its relationship with the federal and regional political power. For that, qualitative methods were utilized. As research source, official documents of educational policy were analyzed. In addition, interviews with population related to Secretaria da Educação, 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (6ª CREDE), north region of Ceará state, were carried out, namely: students, parents, teachers, directors and coordinators of two schools, regarding democracy, autonomy and participation as categories. The theoretical referential that supported this work based on previous studies, such as that performed by Arelaro (2000), Barroso (2011), Bastos (2002), Bobbio (2000), Frigotto (2004, 2011), Hora (2006), Krawczyk (1999, 2000, 2008), Leitão (2010), Marques (2007), Oliveira (2004, 2009) and Vieira (2002, 2007, 2011) among others, which have discussed the democratic management and concepts of autonomy, participation and State reform. The findings of the present study indicate the democratic management established in the period 2007-2010 does not represent an experience of democracy progress, whereas it reproduces the model recommended by education policies since almost twenty years ago in Ceará state. However, the evaluated democratic management maintains the community participation tools. The educational policy of democratic management performed in the public high schools of Ceará state is based on the concept of “management by results”. This concept is present on the aims guidelines of the large-scale evaluations in the monitoring and following of democratic management. On the other hand, there are contradictory results, whereas the election process for scholar directors by community is considered an advance, but also a regression. It was also identified some mechanisms of community participation such as Student’s Association and Scholar Council, but these committees seemed be weak. Finally, the democratic management policy is a principle of educational system that contributes for an effective democratization of public high schools of Brazilian State of Ceará, which show significant progress despite of regressions.
Palavras-chave: Gestão Democrática.
Escolas públicas cearenses
Reformas Educacionais
Democratic management
Educational Reforms
Public high schools of Brazilian State of Ceará
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Vagna Brito de. Um estudo acerca da gestão democrática nas escolas públicas do Ceará (2007-2010) : avanços e recuos. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3378
Data do documento: 2-abr-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo acerca da gestão democrática nas escolas públicas do Ceará (2007-2010) : avanços e recuos.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.