00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3357
Tipo: Dissertação
Título: Aquisição segmental e prosódica em crianças, na faixa etária de 12 a 30 meses, nascidas prematuras e a termo
Título(s) alternativo(s): Segmental and prosodic acquisition in children, aged 12 to 30 months, born prematurely and at term
Autor(es): Santos, Daniela Monique Tavares dos
Primeiro Orientador: Oliveira Jr, Miguel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Payão, Luzia Miscow da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Januacele Francisca da
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever e comparar a aquisição dos sons da fala e de unidades prosódicas mais baixas na hierarquia prosódica, sílaba, pé-métrico e palavra, entre crianças a termo e prematuras. A análise dos dados foi embasada na teoria de Clements (2005), na teoria de Nespor e vogel (1986) e nos modelos teóricos de Payão (2010) e Mota (1996). Participaram do estudo quatro crianças prematuras e três a termo com idade variando entre 12 e 30 meses. Os dados foram coletados por meio da avaliação com fala espontânea em situação de interação lúdica entre as crianças e seus responsáveis. Em seguida, foi realizada a análise estatística inferencial a fim de analisar e comparar o total de palavras produzido, o preenchimento segmental consonantal e o preenchimento segmental vocálico. Constatou-se que as produções foram regidas pelo Princípio da Robustez e a Evitação de Traços Marcados e que os movimentos de análise centrípeta-centrífuga direcionaram a produção de fala dos sujeitos, seguindo a hierarquia prosódica e a organização da estrutura da língua. Não houve diferença no total de palavras entre sujeitos prematuros e a termo. Também não houve diferença no preenchimento segmental consonantal. Verificou-se diferença nos resultados referente ao preenchimento vocálico, sugerindo aptidão para estruturação e organização das frases, pois são as vogais que possibilitam às crianças aprenderem as regularidades sintáticas das línguas. Salienta-se a importância do conhecimento sobre a aquisição fonológica e prosódica, e de como ocorrem os preenchimentos, regidos pela análise de direção centrípeta e centrífuga. Esses resultados favorecerão a ampliação de estratégias e o fornecimento de orientações mais específicas aos pais e cuidadores, permitindo melhores condutas diante de transtornos de linguagem.
Abstract: This study aims to describe and compare the acquisition of speech sounds and lower prosodic units, syllable, foot-metric and word, between term and premature children. Data analysis was based on the theory of Clements (2005), Nespor and vogel (1986) and on the theoretical models of Payão (2010) and Mota (1996). Four premature and three full-term children aged between 12 and 30 months participated in the study. The data were collected through spontaneous speech evaluation in a situation of playful interaction between the children and their caregivers. Next, the inferential statistical analysis was performed to analyze and compare the total words produced, the consonant segmental filling and the vocalic segmental filling. It was verified that the productions were governed by the Principle of Robustness and the Avoidance of Marked Traits and that the movements of centripetal-centrifugal analysis directed the speech production of the subjects, following the prosodic hierarchy and the organization of the language structure. There was no difference in the total number of words between preterm and full-term subjects. There was also no difference in consonant segmental filling. There was a difference in the results related to the vowel filling, suggesting the ability to structure and organize sentences, since it is the vowels that enable children to learn the syntactic regularities of languages. We emphasize the importance of knowledge about phonological and prosodic acquisition and how fills occur, governed by centripetal and centrifugal direction analysis. These results will favor the expansion of strategies and the provision of more specific guidelines to parents and caregivers, allowing better behaviors in the face of language disorders.
Palavras-chave: Folonologia
Prosódia
Sons da fala – Primeira infância
Aquisição de linguagem
Folonology
Prosody
Speech sounds - Early childhood
Acquisition of language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Daniela Monique Tavares dos. Aquisição segmental e prosódica em crianças, na faixa etária de 12 a 30 meses, nascidas prematuras e a termo. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3357
Data do documento: 5-set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.