00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adina Rocha dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930023340210737pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorMacena, Edcarlos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013783496456091pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T14:49:27Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2018-09-20T14:49:27Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationMACENA, Edcarlos da Silva. Identidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3324-
dc.description.abstractThe increase of the number of participants at the Mathematical Olympiads spread all over the country, especially at the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools (OBMEP), forces us to think about how to prepare the students to face these competitions. Therefore, a didactic sequence for the development of Fibonacci numbers is proposed, that aims to train some of the students' abilities: through alternative proofs for seven Fibonacci identities, they will be led to use their spatial intelligence and rely on it to create conjectures and develop strategies to sustain such affirmations. For this, a close relationship will be established between the Fibonacci numbers and basic elements of combination, which must be manipulated, as a matter of priority, by the students, making them assume the protagonism of the classes and be the center of discussions. Also, there are elements brought that can contribute to the adaptation of the didactic sequence to Olympic classes of other levels or even in regular high school classes, with the possibility of interdisciplinarity between Mathematics and Biology or Literature, for example.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOlimpíadas de matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros de Fibonaccipt_BR
dc.subjectIdentidade de Fibonaccipt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectMathematical Olympiadpt_BR
dc.subjectFibonacci Numberspt_BR
dc.subjectFibonacci Identitiespt_BR
dc.subjectCombinatorial Analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleIdentidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2pt_BR
dc.title.alternativeIdentities of Fibonacci numbers: a proposal of didatic sequence to level 2 olympic classespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO crescimento do número de participantes nas olimpíadas de matemática espalhadas pelo país, em especial na OBMEP, nos obriga a pensar em como preparar os alunos para enfrentar essas competições. Assim, é proposta uma sequência didática para o desenvolvimento dos números de Fibonacci, que visa treinar algumas habilidades dos estudantes: mediante demonstrações alternativas para sete identidades de Fibonacci, os alunos serão levados a utilizar sua inteligência espacial e se apoiar nela para criar conjecturas e desenvolver estratégias que sustentem tais afirmações. Para isso, será estabelecida uma estreita relação entre os números de Fibonacci e elementos básicos de Combinação, que deverá ser manipulada, prioritariamente, pelos discentes, fazendo com que eles assumam o protagonismo das aulas retirando, assim, o professor do centro das discussões. Também são trazidos elementos que podem contribuir na adaptação da sequência didática para turmas olímpicas de outros níveis ou ainda em turmas regulares de Ensino Médio, com possibilidade de interdisciplinaridade entre Matemática e Biologia ou Literatura, por exemplo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.