Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3300
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produção e análise de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre soluções na perspectiva da alfabetização científica
Other Titles: Production and analysis of a teaching and learning sequence on soluctions from the perspective of scientific literacy
metadata.dc.creator: Miranda, Jean Karlo Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
metadata.dc.contributor.referee1: Yamashita, Miyuki
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, foi proposto o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) sobre os conceitos introdutórios do conteúdo soluções que considera a perspectiva da alfabetização científica, AC, objetivando discutir a trajetória de aprendizagem por ela gerada. Suas atividades foram distribuídas em 8 etapas, num total de 14 aulas, sendo baseada em eixos estruturantes de AC, os quais contemplavam a compreensão de conceitos científicos relacionados ao conteúdo soluções químicas, reflexões acerca da natureza das ciências e das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, CTSA. As referidas etapas se constituíram de aulas expositivas, experimentos em laboratório, uso de simuladores virtuais, leitura e escrita de textos, bem como a aplicação de questionários (um deles contendo questões diagnósticas e outro contendo uma avaliação final). A pesquisa se configurou num estudo de caso, no qual os dados foram categorizados de modo a permitir uma busca de indícios de que o processo de AC foi fomentado pela SEA, o que se deu por meio de indicadores como seriação e classificação de dados, explicação, justificativa e outros. Os participantes da pesquisa foram estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola de ensino integral do Sertão de Pernambuco, na qual um dos pesquisadores é professor de Química. Os dados demonstraram que muitos deles já utilizavam o modelo atômico-molecular para representar a água (solvente utilizado nos experimentos da SEA) em suas fases líquida e gasosa, mas sem aprofundar suas explicações com base em conceitos científicos. A análise dos dados do questionário avaliativo final indicou que a compreensão da interação entre as partículas do soluto e do solvente (fator crucial para o entendimento das soluções químicas) ainda precisa ser aprofundada, pois muitas respostas demonstraram uma aprendizagem superficial do tema e a persistência de concepções alternativas. Quanto ao processo de AC, ao longo da sequência os estudantes tiveram uma maior aproximação com uma cultura científica ao proporem e testarem hipóteses na etapa experimental, ao discutirem e compararem resultados obtidos em laboratório e ao buscarem dados em fontes como livros e sites especializados para fundamentarem argumentos nos textos por eles produzidos, o que demonstra que a SEA contribuiu para o fomento do referido processo.
Abstract: On this paper we propose the development and implementation of a teaching-learning sequence (TLS) over the introductory concepts of content solutions that consider the scientific literacy perspective, SL, focusing on elaborating the learning curve created. The activities were spread in 8 phases with a total of 14 classes, being referenced on SL, which contemplated the understanding of scientific concepts related to chemical solutions, reflections about the nature of science and the relationship between science, technology, society and environment, STSE. These steps consisted on demonstration classes, lab experiments, virtual simulators, reading and writing as well as questionnaires (one with diagnostic questions and a second final test). The research was setup as a case study in which data was categorized in a way to allow searching for signs that the SL process was fomented by SEA, which was through indicators such as data grading and classification, explanation, justification and others. The participants of the study were full period students of a middle/high school from "Sertao de Pernambuco" from which one of the researchers is a chemistry teacher. The data collected proved that many of the students already used the atomic-molecular model to represent water (solvent used on SEA experiments), both in its liquid and gaseous phases, but without deepening their understanding on scientific concepts. The final evaluation test data analysis indicated that the understand of solute and solvent particle interaction (a crucial factor to understand chemical solutions) still needs to be deepened, because many of the responses demonstrated superficial learning of the subject and alternate concepts. As for the SL process, throughout the sequence students had a greater involvement with scientific culture by proposing hypotheses during the experiment phase, by discussing and comparing results obtained in the lab and by searching for data in other sources such as books and specialized websites to substantiate the arguments produced by them, showing that TLS contributed to their learning process.
Keywords: Ensino de matemática
Sequência de ensino e aprendizagem
Soluções químicas
Alfabetização científica
Modelo atômico molecular
Chemical solutions
Teaching-learning sequence (TLS)
Scientific literacy (SL)
Atomic-molecular model
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MIRANDA, Jean Karlo Silva de. Produção e análise de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre soluções na perspectiva da alfabetização científica. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3300
Issue Date: 4-May-2018
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.