00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de soluções químicas em rotação por estações: aprendizagem ativa mediada pelo uso das tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Teaching chemical solutions in station rotation: active learning media mediated by the use of digital technologies
Autor(es): Serbim, Flávia Braga do Nascimento
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Monique Gabriella Angelo da
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma investigação sobre a utilização da proposta metodológica de rotação por estações (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015) no ensino de soluções químicas, com 30 alunos do segundo ano do Ensino Médio integrado à formação profissional do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Compreendendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química, definimos por objetivo: analisar os resultados da vivência/intervenção de uma sequência didática proposta com base na metodologia de rotação por estações, mediada pelo uso das tecnologias digitais, para a promoção de uma aprendizagem ativa dos conceitos associados ao ensino de soluções químicas. Para a realização da investigação, adotamos os pressupostos da abordagem qualitativa (YIN, 2016), que define a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como o tipo de pesquisa mais apropriado a nossa intervenção. Os dados foram coletados por meio de questionários, observação da sala de aula, gravação das interações dos sujeitos alunos durante as aulas, atividades realizadas nas estações de aprendizagem e produção de mapas conceituais (MOREIRA, 2010). Defendemos que a adesão à proposta metodológica de rotação por estações contribuiu para o processo de construção da aprendizagem dos conceitos de soluções químicas de forma mais interativa. E, permitiu-nos experienciar, nas estações de aprendizagens, outras formas de abordagem do conteúdo conceitual para além das práticas mais tradicionais. Contribuindo assim, para uma mudança das práticas curriculares no processo de ensino de Química, fomentando a promoção de uma aprendizagem mais ativa e dinâmica.
Abstract: The present work is the result of an investigation on the use of the methodological proposal of rotation by stations (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015) in the teaching of chemical solutions, with 30 second year high school students integrated to the professional training of the Institute Federal University of Alagoas, in the city of Maceió. Understanding that this proposal of methodological intervention could contribute to the teaching and learning process of Chemistry, we defined by objective: to analyze the results of the experience / intervention of a proposed didactic sequence based on the methodology of rotation by stations, mediated by the use of digital technologies, to promote active learning of concepts associated with the teaching of chemical solutions. To carry out the research, we adopted the assumptions of the qualitative approach (YIN, 2016), which defines action research (BARBIER, 2002) as the type of research most appropriate to our intervention. The data were collected through questionnaires, classroom observation, recordings of student subject interactions during classes, activities performed at learning stations, and production of conceptual maps (MOREIRA, 2010). We argue that adherence to the methodological proposal of rotation by stations contributed to the process of constructing the learning of the concepts of chemical solutions in a more interactive way. And, it allowed us to experience in learning stations other ways of approaching conceptual content beyond the more traditional practices. Thus contributing to a change of curricular practices in the process of teaching Chemistry, foresting the promotion of a more active and dynamic learning.
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino
Estações de aprendizagem
Ensino híbrido
Tecnologias digitais
Ambiente interativo de aprendizagem
Chemistry - Study and teaching
Hybrid Teaching
Learning Stations
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SERBIM, Flávia Braga do Nascimento. Ensino de soluções químicas em rotação por estações: aprendizagem ativa mediada pelo uso das tecnologias digitais. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3218
Data do documento: 28-mai-2018
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