00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Movimentações literárias em travessias e travessuras: experiências com leituras literárias no Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): Literary moviments in crossing and mischief: experiences with literacy readings in Primary Educacion II
Autor(es): Vieira , Maria José Alves
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: Movimentar-se com a literatura nos espaços das inúmeras escolas brasileiras é oportunizar aos/às educandos/as não apenas experiências leitoras, mas a sensibilidade, o prazer, a fruição, a percepção de outros mundos, a humanização e a criticidade. Assim, o encontro desses sujeitos com a arte literária é de uma essencialidade indiscutível, o que exige de todos/as que fazem e vivem a educação um olhar mais interessado para poder trabalhá-la de forma significativa. Partindo dessa ideia, possibilitamos experiências com leituras literárias a partir de uma proposta de intervenção no ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas com uma turma de 9º ano de uma escola pública estadual no município de Maceió. Tal proposta objetivou aproximar os/as educandos/as dos textos literários através de uma dinâmica que envolve a leitura dos gêneros narrativos e poéticos. Para tanto, buscou-se explorar a relação dos/as educandos/as com a materialidade desses textos, adotando a criticidade e a interação entre esses sujeitos, a fim de promover letramentos literários. Pretendeu-se, ainda, integrar a leitura do texto literário à realidade desse público, para auxiliar na (re)construção de processos identitários por meio da literatura e, consequentemente, da leitura social do mundo. A ação constitui-se de propostas de atividades, como: leitura dos textos literários selecionados (contos e poemas), confecção de cartazes, apresentação de seminários, contação de histórias, rodas de leitura, “piquenique literário” e escrita de textos. Tais atividades foram desenvolvidas no total de 38 horas/aulas distribuídas em nove planos de aula, com duração de quatro meses. Para isso, adotou-se o método dialético e teve como aporte teórico-crítico as concepções de Freire (1983; 1999; 2011), Candido (2011), Cosson (2014), Silva (2002), Jouve (2012), Lajolo (1999), Coenga (2010), Soares (2013), Kleiman (2008), Mortatti (2004), Tfouni (2010), Tonet (2005; 2013), Arriguci (2009), Marinho (2009), Sorreni (2009), Azevedo (2005), Paz (1982), entre outros. A partir desta pesquisa, consideramos que com o repertório de textos lidos e “experienciados esteticamente”, a professora-pesquisadora e os/as demais colegas docentes poderão, mediados/as pela teoria e pelo diálogo, transformar as aulas em momentos prazerosos e disseminadores da leitura literária. Como resultado deste trabalho, destaca-se a transformação ocorrida nos sujeitos-participantes, assim como nesta educadora, pois as movimentações realizadas com contos e poemas possibilitaram maneiras criativas de ler, falar, escrever, interagir, emocionar-se e revelar-se.
Abstract: To move with literature in the spaces of countless Brazilian schools is to give the learners not only their reading experiences, but their sensitivity, pleasure, enjoyment, the perception of other worlds, humanization and criticality. Thus, the encounter of these subjects with literary art is of an indisputable essentiality, which demands of all those who make and live education a more interested look to be able to work it in a significant way.Based on this idea, we offer experiences with literary readings from a proposal of intervention in the teaching of Portuguese Language and its literatures with a 9th grade class from a state public school in the municipality of Maceió. This proposal aims to bring the learners closer to literary texts through a dynamic that involves the reading of narrative and poetic genres. In order to do so, it seeks to explore the relationship of learners with the materiality of these texts, adopting the criticality and interaction between these subjects, in order to promote literary literacy. The intention is also to integrate the reading of the literary text to the reality of this public, to assist in the (re) construction of identity processes through literature and, consequently, social reading of the world. The action consists of proposals for activities, such as reading the selected literary texts (short stories and poems), making posters, presenting seminars, storytelling, reading wheels, "literary picnic" and writing texts. These activities were developed in the total of 38 hours / classes distributed in nine lesson plans, lasting (four months). To that end, the dialectical method was adopted and the ideas of Freire (1983, 1999, 2011), Candido (2011), Cosson (2014), Silva (2002), Jouve (2012), Lajolo (2009), Cohenga (2010), Soares (2013), Kleiman (2008), Mortatti (2004), Tfouni (2010), Tonet (2009), Azevedo (2005), Paz (1982), among others. From this research, we consider that with the repertoire of texts read and "aesthetically experienced", the teacher-researcher and the other teaching colleagues can, mediated by theory and dialogue, transform the classes into pleasant moments and disseminators of the literary reading. As a result of this work, the transformation occurred in the participant subjects, as well as in this educator, since the movements carried out with stories and poems have enabled creative ways of reading, speaking, writing, interacting, moving
Palavras-chave: Literatura brasileira – Estudo e ensino
Letramento literário
Interação educando(a)/educador(a)
Leitura literária
Processos identitários
Brazilian Literature - Study and teaching
Literary literacy
Interaction educando / educador
Literary reading
Identity processes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: VIEIRA, Maria José Alves. Movimentações literárias em travessias e travessuras: experiências com leituras literárias no Ensino Fundamental II. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissionalem Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3058
Data do documento: 28-fev-2018
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