00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2913
Tipo: Dissertação
Título: A educação em direitos humanos como direito na educação básica
Título(s) alternativo(s): La educación en derechos humanos como derecho en la educación básica
Autor(es): Santos, Dayvid de Farias
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Mara Rejane Alves Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
Resumo: Neste texto, cuja finalidade é apresentar o percurso da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas, encontram-se presentes as considerações acerca da política pública de Educação em Direitos Humanos no Brasil. Tem-se como objetivo compreender os fundamentos da Educação em Direitos Humanos com foco no ―eixo educação básica (1964-2013)‖. Os procedimentos foram: 1) seleção das principais categorias presentes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH, 2012), foi particularizado à relação com o eixo educação básica; 2) fundamentos da Educação em Direitos Humanos e sua interlocução com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB, 2013). Diante dos objetivos busquei responder à seguinte problemática: como se expressam os fundamentos do PNEDH (2006) e das DNEDH (2012)? Esse problema é sustentado porque a política pública de Educação em Direitos Humanos surgiu recentemente no Brasil (a partir da redemocratização em 1985). Deste modo, identifiquei as principais categorias presentes no PNEDH (2006) e nas DNEDH (2012) na sua relação com o eixo educação básica. Como os fundamentos da Educação em Direitos Humanos compõem as DCNEB (2013)? Metodologicamente a investigação consolidou-se a partir da pesquisa documental, trata-se de um estudo de cunho qualitativo que busca aprofundar a compreensão do fenômeno investigado. O estudo dos documentos é feito por meio da análise de conteúdo pautando-se, portanto, em um conjunto de técnicas de análise que dão suporte na tarefa de interpretação dos dados (BARDIN, 2011). Conclusivamente, afirmo que os fundamentos da Educação em Direitos Humanos no Brasil, no PNEDH (2006) e nas DNEDH (2012) apontam para um avanço na educação básica brasileira. As categorias cidadania, democracia, direitos humanos e cultura de direitos humanos são decisivas no sentido de dar contorno à política pública de educação em direitos humanos.
Abstract: RESUMEN: En este texto, cuya finalidad es presentar el recorrido de la pesquisa realizada en la Programa de Pos graduación en Educación del Centro de Educación, de la Universidad Federal de Alagoas. Están presentes las consideraciones acerca de la política de Educación en Derechos Humanos en Brasil. Tuve como objetivo comprender los fundamentos de la Educación en Derechos Humanos con foco en el ―eje educación básica (1964-2013)‖. Los procedimientos fueron: 1) seleccionar las categorías principales presente en Plano Nacional de Educación en Derechos Humanos (PNEDH, 2006) y en las Directrices Nacionales para la Educación em Derechos Humanos (DNEDH, 2012); 2) fundamentos de la educación en Derechos Humanos y su interlocución con las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica (DCNEB, 2013). Delante de los objetivos busqué responder a la siguiente cuestione: ¿Cómo se expresan los fundamentos de lo PNEDH (2006) y de las DNEDH (2012)? Este problema es sustentado porque la política de educación en derechos humanos nació recientemente en Brasil (a partir de la redemocratización en 1985) Dese modo, identifiqué las principales categorías presentes en PNEDH (2006) y en las DNEDH (2012) en la suya relación con el eje educación básica. ¿Cómo los fundamentos de la Educación en Derechos Humanos hacen parte de las DCNEB (2013)? La investigación, metodológicamente, se consolida a partir de la investigación documental, se trata de un estudio de naturaleza cualitativa que trata de profundizar la comprensión del fenómeno investigado. El estudio de los documentos es hecho por medio del análisis de contenido basándose, por lo tanto, en un conjunto de técnicas de análisis dando apoyo en la tarea de interpretación de los datos. Conclusivamente, afirmo que los fundamentos de la Educación en Derechos Humanos en Brasil, en el PNEDH (2006) y en las DNEDH (2012) apuntan para un avanzo en la educación básica brasileña. Las categorías ciudadanía, democracia, derechos humanos y cultura de derechos humanos son decisivas en el sentido de dar contorno a la política pública de educación en derechos humanos.
Palavras-chave: Políticas públicas - Educação
Educação - Direitos humanos
Direitos Humanos
Educação básica
Política pública de la educación
Educación en derechos humanos
Derechos humanos
Cultura de los derechos humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Dayvid de Farias. A educação em direitos humanos como direito na educação básica. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2913
Data do documento: 28-jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação em direitos humanos como direito na educação básica.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.