00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2893
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental em ecossistemas de praia e restinga: teorias e práticas ambientais
Título(s) alternativo(s): Environmental education in beach and ecosystem restinga: theories and environmental practices
Autor(es): Araújo, Lilia Flávia Pontes de
Primeiro Orientador: Correia, Monica Dorigo
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Sovierzoski, Hilda Helena
Resumo: Na educação contemporânea há uma diversidade de instrumentos didáticos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente voltados aos estudos e as práticas de educação ambiental nos ecossistemas costeiros. O objetivo dessa pesquisa visou promover estudos, discussões e práticas ambientais sustentáveis, aprimorando os conhecimentos dos alunos sobre os ecossistemas de praia e restinga da costa alagoana. Utilizaram-se, nesta pesquisa, diferentes estratégias metodológicas, em sala de aula e em campo, com intuito de auxiliar o entendimento sobre os ecossistemas de praia e restinga presentes no litoral alagoano. Em um primeiro momento, esse trabalho foi apresentado às coordenadoras e a diretora da escola. Posteriormente, foi solicitado aos pais e/ou responsáveis dos alunos, que assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), onde estavam dispostos todos os objetivos e a forma como a pesquisa seria desenvolvida, sendo livre a participação de cada aluno. A primeira etapa do trabalho foi realizada com três turmas do 2º ano do Ensino Médio em novembro de 2014. Esses alunos responderam a um questionário prévio, onde constavam perguntas acerca de educação ambiental e ecossistemas de praia e restinga. Na segunda etapa participaram da pesquisa duas turmas do 3º ano do Ensino Médio em maio de 2015. Essa etapa foi subdividida em duas. O primeiro momento fez referência a uma aula expositiva dialogada para cada turma. No segundo, houve a realização de uma aula de campo junto aos ecossistemas de praia e restinga na Praia do Francês, litoral de Marechal Deodoro e na Praia de Pratagy, litoral norte de Maceió, ambas situadas no litoral central de Alagoas. Na terceira etapa do trabalho houve a aplicação de um Jogo Educacional para os alunos, a confecção e apresentação de trabalhos cooperativos sobre os ecossistemas costeiros estudados. Após a aplicação do questionário prévio, constatou-se que a maioria dos alunos apresentou conhecimento superficial em relação à temática abordada, principalmente sobre o ecossistema de restinga, assegurando terem interesse em aprender. Muitos alunos afirmaram conhecer e frequentar às praias alagoanas, referenciando inclusive os seres vivos que habitavam esse ecossistema, no entanto, quando diagnosticados os saberes sobre o ecossistema da restinga foram insuficientes. Os conceitos e as características sobre os ecossistemas de praia e restinga, estudados durante a aula expositiva dialogada, puderam ser ampliados e aplicados nas aulas de campo nos ambientes naturais visitados, como também durante a aplicação do jogo educacional e nas confecções dos trabalhos cooperativos apresentados. A aula de campo favoreceu o enriquecimento dos saberes apresentados pelos alunos a partir das observações in loco. Durante a aplicação do jogo educacional, os alunos demonstraram entusiasmo ao responder as perguntas e alegria ao acertá-las. O Jogo Educacional proporcionou aprendizagem através do caráter lúdico e da fácil manipulação para ser jogado. Verificou-se que os estudos nas aulas expositivas e nas aulas de campo permitiram bom desempenho dos alunos durante o jogo educacional. Os trabalhos cooperativos proporcionaram maior integração entre os alunos, contribuindo efetivamente para o sucesso da construção e socialização dos materiais produzidos, consolidando o aprendizado. Os resultados demonstraram que através da utilização de estratégias didáticas diferenciadas, observou-se um aumento no rendimento dos alunos referente à temática ambiental, incluindo os aspectos relacionados com a importância e a preservação dos ecossistemas de praia e restinga. As atividades desenvolvidas nessa dissertação poderão auxiliar para o verdadeiro entendimento, com base nos aspectos ambientais, dos diversos ecossistemas naturais existentes ao longo da costa brasileira, em especial das praias e restingas do litoral de Alagoas, permitindo o exercício da prática diária de atividades sustentáveis para o meio ambiente. O trabalho foi escrito em formato de artigos. RESUMO DO PRODUTO: o produto educacional desenvolvido para a dissertação "Educação ambiental em ecossistemas de praia e restinga: teorias e práticas ambientais" foi um jogo em formato Jogo, com perguntas e respostas referentes aos ecossistemas de praia e restinga, permeando assuntos sobre educação ambiental e a preservação dos ecossistemas costeiros. O Jogo Educacional foi elaborado utilizando o software Power Point. Esse software constitui-se em slides, os quais permitiram a confeção do jogo educacional. Várias fotos serviram como pano de fundo e ilustração para o Jogo Educacional, sendo estas obtidas pela própria autora dessa dissertação, junto aos ecossistemas de praia e restinga, localizados nas regiões da Praia do Francês, litoral de Marechal Deodoro e na Pria de Pratagy, litoral norte de Maceió, ambas as localidades situadas no litoral central do Estado de Alagoas. O Jogo Educacional: interfaces de Educação Ambiental em Ecossistemas de Praia e Restinga contém 54 slides distribuídos entre título do jogo, instruções, perguntas, respostas e referências bibliográficas. O jogo educacional foi composto de dez perguntas, todas apresentando quatro alternativas com diferentes respostas entre elas e apenas uma resposta correta para cada pergunta. As respostas se inseriram dentro de balões, disponibilizados pelo próprio software Power Point, associados a cada pergunta realizada. O Jogo Educacional: interfaces de Educação Ambiental em Ecossistemas de Praia e Restinga abordou temas referentes aos conceitos, características, exemplos, práticas sustentáveis e educação ambiental sobre ecossistemas de praia e restinga, presentes ao longo da costa alagoana e brasileira.
Abstract: n contemporary education for a variety of teaching tools that can facilitate the process of teaching and learning, focusing mainly on studies and the environmental education practices in coastal ecosystems. This research aimed to promote studies, discussions and sustainable environmental practices, improving students' knowledge on the beach ecosystems and restinga of Alagoas coast. Were used in this research, different methodological strategies in the classroom and on the field, in order to assist the understanding of the beach and restinga ecosystems present in the Alagoas coast. At first, this work was presented to the coordinators and the school principal. Later, was asked to parents and / or guardians of students who signed the Term of Free and Informed (TFI), which were arranged all the objectives and how the research would be developed, and free participation of each student. The first stage of the work was carried out with three classes of the 2nd year of high school in November 2014. These students answered a previous questionnaire, which contained questions about environmental education, beach ecosystems and restinga. In the second stage in the survey two groups of the 3rd year of high school in May 2015. This stage was divided into two. The first time did reference to discuss class. Then, there was conducting a lesson field next to the beach ecosystems and restinga in the French beach, Marechal Deodoro and on Pratagy beach, north coast of Maceio, both located in the central coast of Alagoas. In the third phase of the work was the application of an Educational Game for students, the preparation and presentation of cooperative work on coastal ecosystems studied. After the application of the previous questionnaire, it was observed that most students had superficial knowledge about the theme addressed, especially on the restinga ecosystem, ensuring they have an interest in learning. Many students said they knew and attend to Alagoas beaches, including referencing the creatures that inhabit this ecosystem, however, when diagnosed the knowledge on the ecosystem of the restinga were insufficient. The concepts and features on the beach ecosystems and restinga, studied during lecture class, could be expanded and applied in the field classes in natural environments visited, as well as during the implementation of educational play and the clothing cooperative works presented. The field class favored the enrichment of knowledge presented by the students from the in loco observations. During the implementation of the educational game, students have shown enthusiasm to answer questions and joy to hit them. The Game Educational provided learning through playful nature and easy handling to be played. It was found that the studies in lectures and field classes allowed good performance of students in the educational game. The cooperative work provide greater integration between students, effectively contributing to the success of the construction and socialization of the materials, consolidating learning. The results showed that by using different teaching strategies, there was an increase in student achievement related to environmental issues, including aspects related to the importance and preservation of beach ecosystems and restinga. Activities developed in this thesis may help to true understanding, based on the environmental aspects of the various natural ecosystem exist along the Brazilian coast, especially the beaches and salt marshes of the coast of Alagoas, allowing the exercise of the daily practice of sustainable activities to the environment. The work was written in articles format.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ecossistemas costeiros
Conhecimento prévio
Ensino-aprendizagem
Estratégias didáticas
Educação básica
Environmental education
Coastal Ecosystems
Previous knowledge
Teaching-learning
Didactic strategies
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, Lília Flávia Pontes de. Educação ambiental em ecossistemas de praia e restinga: teorias e práticas ambientais. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2893
Data do documento: 14-abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.