00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Estágio rural na formação médica: uma análise do ponto de vista discente
Título(s) alternativo(s): Rural intership in medical education: an analysis from the learner's point of view
Autor(es): Brasil, Allan Mike Vieira
Primeiro Orientador: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Paulo José Medeiros de Souza
Resumo: Introdução: o estágio rural possibilita vivências em assistência à saúde de regiões que apresentam menor cobertura preventiva, frente aos índices de saúde e determinantes sociais que impactam essas áreas. A denominação rural não depende dos limites geográficos, mas das características do sistema de saúde e comunidades especificas. Objetivos: analisar como o discente percebe sua vivência no estágio rural, identificando as contribuições para formação médica, metodologias utilizadas e apoio institucional. Métodos: estudo híbrido de abordagem quanti-qualitativa, exploratório e descritivo, desenhado como estudo de caso. Um link para o questionário semiestruturado foi enviado aos discentes de medicina de uma Instituição de Ensino Superior Federal, com 23 questões, analisadas segundo unidade de registro: diferenças de condições entre os diversos cenários de prática, contribuições da atenção primária à saúde (APS) para graduação em medicina, processos de ensino aprendizagem, e momento formativo do estágio no curso. Resultados: a diversidade de cenários favoreceu o desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem nos diversos programas de saúde pública que compõem a proposta desse estágio. O contato com o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus atores oportunizou o desenvolvimento de habilidades específicas, ressaltando a importância da APS; estimulou a prática profissional integrada; e proporcionou vivências quanto à realidade política, socioeconômica e cultural da região. As metodologias mais utilizadas foram: projetos de intervenções comunitárias, práticas médicas na APS e discussão de casos; e como argumentos para realizar o estágio no 11º período tivemos: conhecimento prévio adequado, maturidade, autonomia e outra realidade, sendo os contrários: estágio repetitivo, tardio, estrutura semelhante à capital e residência médica. Conclusão: as contribuições provenientes da realidade e diversidade dos cenários - acerca dos determinantes sociais e culturais dos indivíduos, a disponibilidade dos preceptores, a possibilidade do exercício da autonomia e da interprofissionalidade, influenciam favoravelmente fortalecendo a formação médica na perspectiva do SUS. O apoio institucional insuficiente, formação dos preceptores e supervisores, ausência da devolutiva da avaliação de forma adequada e subutilização de cenários como creches e outros socialmente importantes, são limitações a serem superadas para o fortalecendo da formação médica.
Abstract: Introduction: rural internships enable experiences in health care in regions with lower preventive coverage, compared to the indexes of health and social determinants that impact these areas. The epithet “rural” does not depend solely on geographical boundaries, but on the characteristics of its health systems and its specific communities. Objectives: To analyse how students perceive their experience in rural internship programs, identifying the contributions to medical training, methodologies used and institutional support. Methods: Hybrid study of quantitative and qualitative approach, exploratory and descriptive, designed as a case study. A link to the semi-structured questionnaire was sent to students of medicine from a Federal Institution of Higher Education, with 23 questions, analysed according to each record unit: differences in conditions between the various practice settings, contribution of primary health care (PHC) to graduates in medical sciences, teaching learning processes, and training time apprenticeship in the course. Results: the diversity of scenarios favoured the development of teaching and learning activities in various public health programs that make up the purpose of this internship program. Contact with the Unified Health System (SUS) and its executors provided an opportunity to develop specific skills, emphasising the importance of PHC; stimulated integrated professional practice; and provided experiences about the political, socioeconomic and cultural aspects of that region. The methodologies used were: Community action projects, medical practices PHC and discussion of cases; and as arguments to perform the internship on the 11th period were: adequate prior knowledge, maturity, autonomy and other reality, being the contrary: Repetitive stage, late, structure similar to capital and medical residency. Conclusion: contributions from the reality and diversity of all scenarios – regarding the social and cultural determinants of individuals, the availability of preceptors, the possibility of the exercise of autonomy and interprofessionalism (IPE) they influence favourably, strengthening medical education in the SUS perspective. Other key findings were the insufficient institutional support, training of tutors and supervisors, lack of proper evaluation of feedback forms, and the underuse of scenarios such as day care and other socially important elements are limitations to be overcome for the strengthening of medical education.
Palavras-chave: Medicina – Estudo e ensino
Atenção primária à saúde
Formação médica
Internato e residência
Estágio rural
Medicine - Study and teaching
Primary health care
Medical training
Internship and residence
Rural internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BRASIL, Allan Mike Vieira. Estágio rural na formação médica: uma análise do ponto de vista discente. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2598
Data do documento: 25-set-2015
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