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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2590
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ethos dos alunos do curso de Letras/Ufal nas práticas de letramento acadêmico |
Título(s) alternativo(s): | The ethos of the students of the course of Letters / Ufal in the practices of academic literacy |
Autor(es): | Almeida, Livia Dayane Romão de |
Primeiro Orientador: | Santos, Lúcia de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o Ethos de alunos do Curso de Letras/Ufal, no segundo semestre de 2014, no processo de formação docente, durante as práticas de letramento acadêmico (FIAD, 2011). Isso posto, busca-se analisar a imagem que os alunos revelam de si, nos posicionamentos sobre a produção dos gêneros acadêmicos. O trabalho fundamenta-se, principalmente, nas discussões teóricas de autores que adotam reflexões acerca da construção do Ethos (ARISTÓTELES, 2005; AMOSSY, 2008; MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2008c; SOUTO MAIOR, 2009; 2011) e do letramento acadêmico (STREET, 2014; GEE, 2008; BARTON, 2000; BARTON E HAMILTON, 2000; LILLIS, 1999; MARINHO, 2010; FIAD, 2011; SANTOS, 2007, 2015; ZAVALA, 2010), bem como conjuga reflexões bakhtinianas sobre gêneros (BAKHTIN, 2014 [1929], 2011 [1979]) a essa abordagem do letramento. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2014; CHIZZOTTI, 2006), cuja coleta de dados adota como instrumentos de análise: gravações em áudio, anotações de campo das aulas, questionários de caracterização e produções escritas dos alunos: diários, resumos e análises textuais. Os dados foram coletados nas aulas de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, durante um semestre (2014.2), na Universidade Federal de Alagoas. Com base nas observações realizadas, pode-se dizer que a análise do Ethos nas práticas de letramento acadêmico proporcionou não somente um olhar acerca das questões relacionadas à constituição letrada de alunos que ingressam na universidade, como também contribuiu para a reflexão de que as dificuldades relatadas por eles em relação à escrita acadêmica não são aleatórias, mas estão vinculadas à falta de familiarização desses alunos com a produção dos gêneros no contexto universitário. Através do Ethos, portanto, observou-se que essa familiarização e apropriação dos alunos em relação à escrita acadêmica é advinda da interação estabelecida entre professor e alunos em sala de aula, no momento de orientação dos gêneros. |
Abstract: | This work aims to reflect on the students Ethos from the language teacher formation Course at UFAL, in the second semester of 2014, in the teacher formation process, during the academic literacy practices (FIAD, 2011). Given that, we sought to analyze the image that the students reveal about themselves, in their positions on the production of academic genres. The work is based mainly on the theoretical discussions of authors who adopt reflections on the Ethos construction (ARISTÓTELES, 2005; AMOSSY, 2008; MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2008c; SOUTO MAIOR, 2009; 2011) and academic literacy (STREET, 2014; GEE, 2008; BARTON, 2000; BARTON and HAMILTON, 2000; LILLIS, 1999; MARINHO, 2010; FIAD, 2011; SANTOS, 2007, 2015; ZAVALA, 2010), as well as combining bakhtinian reflections on genres (BAKHTIN, 2014 [1929], 2011 [1979]) to this approach to literacy. From a methodological point of view, this is an ethnographic case study (ANDRÉ, 2014; CHIZZOTTI, 2006), whose data collection adopts as instruments of analysis: audio recordings, field notes of the classes, characterization questionnaires and written productions of the students: diaries, abstracts and textual analyzes. The data were collected during the Reading and Production of Texts in Portuguese classes in one semester (2014.2), at Universidade Federal de Alagoas. Based on the observations made, it can be said that the analysis of Ethos in academic literacy practices not only provided a look at the issues related to the literate constitution of the students entering university, but also contributed to the reflection that the difficulties reported by them in relation to academic writing are not random, but are linked to the lack of familiarization of these students with the production of the genres in the university context. Through Ethos, therefore, it was observed that this familiarization and appropriation by the students in relation to academic writing comes from the interaction established between teacher and students in the classroom, at the moment of supervision about the genres. |
Palavras-chave: | Ethos Ensino superior Letramento Escrita Higher education Writing Literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | CAPES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | ALMEIDA, Livia Dayane Romão de. O ethos dos alunos do curso de Letras/Ufal nas práticas de letramento acadêmico. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2590 |
Data do documento: | 6-abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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