Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2563
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Célula no ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma proposta de intervenção pedagógica
Other Titles: Cell in Science Teaching in youth and adult education: a pedagogical intervention proposal
metadata.dc.creator: Souza, Neirevane Nunes Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Letícia Ribes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer um novo olhar na perspectiva da alfabetização científica, que implica levar estes estudantes a fazerem uma leitura de sua realidade, avaliando os avanços da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente, além de buscar a resolução de problemas com base nos conhecimentos científicos construídos. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica na aprendizagem da célula, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal de Maceió, no bairro do Trapiche e de teve como público alvo alunos das turmas de 5ª fase da EJA, na faixa etária de 16 a 23 anos no mês de agosto de 2011. O primeiro momento da pesquisa teve como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a organização básica dos seres vivos. Para tanto, foi utilizado um questionário contendo perguntas objetivas e abertas. Já no segundo momento foi aplicada uma sequência didática proposta sobre a estrutura da célula e temas relacionados como a clonagem e alimentos transgênicos e ainda foi realizada uma atividade experimental com a extração do DNA da banana. E no terceiro momento realizou-se a avaliação dos conhecimentos construídos pelos alunos durante a sequência didática aplicando o mesmo questionário que foi trabalhado no diagnóstico inicial. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados foram avaliados qualitativamente e quantitativamente representados por tabelas e revelam um impacto muito positivo da sequência didática na aprendizagem. Os alunos mostraram maior compreensão dos conceitos trabalhados, identificando estruturas básicas das células. A realização do experimento também contribuiu para reconhecimento do DNA e seu papel na célula. Estes resultados mostram o quanto às sequências didáticas podem tornar o ensino-aprendizagem de Ciências mais significativo.
Abstract: The teaching of science in youth and adult education (EJA) requires a new perspective from the perspective of scientific literacy, which implies taking these students to make a reading of their reality, evaluating the advances of science and technology in society and the environment, In addition to seeking problem solving based on scientific knowledge. This work aims to analyze the contributions of a pedagogical intervention in the learning of the cell, through the development of a didactic sequence. The research was carried out in a school of the municipal public network of Maceió, in the district of Trapiche and had as target audience students of the groups of the 5th phase of the EJA, in the age group of 16 to 23 years in the month of August of 2011. The first The aim of this research was to diagnose the students' previous knowledge about the basic organization of living beings. For this purpose, a questionnaire containing objective and open questions was used. In the second moment, a proposed didactic sequence was applied on cell structure and related topics such as cloning and transgenic foods, and an experimental activity was also carried out with the extraction of banana DNA. And in the third moment the evaluation of the knowledge constructed by the students during the didactic sequence was carried out applying the same questionnaire that was worked on in the initial diagnosis. The methodology used was action research. The results were evaluated qualitatively and quantitatively by tables and reveal a very positive impact of the didactic sequence on learning. The students showed a greater understanding of the concepts worked, identifying basic structures of the cells. The experiment also contributed to the recognition of DNA and its role in the cell. These results show how much didactic sequences can make Science teaching most significant.
Keywords: Educação jovens e adultos
Pesquisa-ação
Sequência didática
Action research
Following teaching
Youth and Adult Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SOUZA, Neirevane Nunes Ferreira de. Célula no ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma proposta de intervenção pedagógica. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2563
Issue Date: 9-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Célula no ensino de Ciências na educação de jovens e adultos.pdfCélula no ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: uma proposta de intervenção pedagógica1,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.