00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2536
Tipo: Dissertação
Título: Cuidados paliativos: habilidades e importância do tema para discentes de graduação em Medicina
Título(s) alternativo(s): Palliative care: importance of the subject for medical students
Autor(es): Silva, Maria Erigleide Bezerra da
Primeiro Orientador: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Riscado, Jorge Luís de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrosa, André Falcão
metadata.dc.contributor.referee2: Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo
Resumo: No contexto da Medicina, a morte sempre é considerada como sinônimo de fracasso da atuação do profissional médico, sendo abordada geralmente com uma visão científica, sem aproximação com as emoções. Neste momento, os cuiddos paliativos são imprescindiveis. Apresenta-se aqui um artigo cujo objetivo foi avaliar o grau de habilidade e a importância da temática dos Cuidados Paliativos no currículo de graduação em Medicina. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, descritivo, com aplicação de uma versão adaptada do Instrumento “PEAS – Physicians’ End-of-Life Care Attitude Scale”, elaborado por Levetown, Hayslip e Peel (1999-2000). Com base nos 64 (sessenta e quatro) itens originalmente existentes no instrumento, foram elaboradas 37 (trinta e sete) assertivas, organizadas de modo a melhor atender às finalidades do estudo, sendo verificadas a autopercepção dos estudantes de Medicina em relação à sua capacidade técnico-profissional, ética e pessoal para lidar com Cuidados Paliativos de pacientes em fase terminal e, ainda, para avaliar a importância por eles atribuída à inserção de elementos específicos da temática no currículo de graduação em Medicina. O questionário foi aplicado em 2015 a todos os estudantes que se dispuseram a participar e que estavam cursando o internato (dois últimos anos do curso), na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), num total de 134 (cento e trinta e quatro) participantes. As variáveis estudadas foram: a) idade; b) sexo; c) classificação da autopercepção em relação ao grau de competência a respeito de tópicos sobre interação com pacientes e familiares e manejo clínico; d) preocupação com decisões clínicas que possam contrariar o que é aceito legal, ética e profissionalmente ou que possam ser contrárias às crenças pessoais; e) classificação de situações em relação à morte; e f) indicação do grau de importância que algumas temáticas deveriam ter no currículo de graduação em Medicina da FAMED/UFAL. Os estudantes alegaram precisar de supervisão para discutir a respeito de cuidados paliativos e da retirada de tratamento com pacientes e familiares. Os dados sugerem que os estudantes identificam as deficiências ocasionadas pela ausência/limitação do ensino referente aos cuidados paliativos, bem como demonstram interesse em vê-lo incluído com mais destaque no currículo de Medicina, restando, portanto, inconteste a importância do tema para a formação humanizada dos estudantes de Medicina para além da busca desmedida pelo curar. A partir destes resultados foi criado um produto em forma de aplicativo, para a comunidade acadêmica, bem como para profissionais da área da saúde, visando contribuir com sua formação e difundir conhecimentos acerca dos Cuidados Paliativos, disponível para download gratuito a aparelhos Android e IOS (Figura 1), com tamanho total de 2,94 mb.
Abstract: In the context of Medicine, death is always considered as a synonym of failure of the medical professional, being generally approached with a scientific vision, without approaching the emotions. At the moment, palliative care is essential. The objective of this article was to evaluate the degree of ability and importance of Palliative Care theme in medical curriculum. This is a cross-sectional, descriptive study with the application of an adapted version of the "PEAS - Physicians' End-of-Life Care Attitude Scale", developed by Levetown, Hayslip and Peel (1999-2000). Based on the 64 (sixty-four) items originally in the instrument, 37 (thirty-seven) assertions were elaborated, organized in order to better serve the purposes of the study, being verified the students' self-perception of their technical ability to deal with Palliative Care of terminally ill patients and also to evaluate the importance attributed by them to the insertion of specific elements of the subject in the curriculum of graduation in Medicine. The questionnaire was applied in 2015 to all students who were willing to attend and who were attending the internship (last two years of the course), at the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL), in a total of 134 (hundred and thirty-four) participants. The studied variables were: a) age; B) sex; C) classification of self-perception in relation to the degree of competence regarding topics on interaction with patients and relatives and clinical management; D) concern with clinical decisions that may contradict what is legally, ethically and professionally accepted or that may be contrary to personal beliefs; E) classification of situations in relation to death; And f) indication of the degree of importance that some subjects should have in the medical curriculum of FAMED / UFAL. The students claimed to need supervision to discuss palliative care and withdrawal of treatment with patients and family members. The data suggest that the students identify the deficiencies caused by the absence/limitation of the teaching related to palliative care, as well as show interest in seeing it included with more prominence in the medical curriculum, thus remaining uncontested the importance of the theme for the training humanized education of medical students beyond the unqualified pursuit of healing. From these results, an application product was created for the academic community, as well as for health professionals, to contribute to their training and disseminate knowledge about Palliative Care, available for free download for Android and IOS devices (Figure 1), with a total size of 2.94 mb.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Educação médica
Morte
Medicina – Currículo
Palliative care
Education medical
Death
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Maria Erigleide Bezerra da. Cuidados paliativos: habilidades e importância do tema para discentes de graduação em Medicina. 2017. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2536
Data do documento: 26-jan-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cuidados paliativos - habilidades e importância do tema para discentes de graduação em Medicina.pdfCuidados paliativos: habilidades e importância do tema para discentes de graduação em Medicina2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.