Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2515
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial |
Título(s) alternativo(s): | The use of 3D Geogebra software and item response theory in the spatial geometry teaching-learning process |
Autor(es): | Bandeira, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza |
Primeiro Orientador: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Allan George de Carvalho |
Resumo: | Este trabalho tem como foco principal o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial e possui duas fases. Na primeira fase, são usadas duas metodologias diferentes, aplicadas em duas turmas de terceiro ano do ensino médio integrado com técnico, no Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). Uma das turma tem aula com a metodologia tradicional onde o professor usa apenas quadro branco e pincel atômico, enquanto a outra turma tem aulas no laboratório de informática usando o software de geometria dinâmica Geogebra 5.0 beta 3D, fazendo atividades de construção de sólidos com movimento dos mesmos e de seus elementos, construindo assim, princípios e conceitos geométricos, bem como a dedução de algumas fórmulas. Na segunda fase, as duas turmas passaram por um processo de avaliação baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), com resultados satisfatórios, comparando os resultados das duas turmas em relação as habilidades dispostas nas Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (OCPEM). |
Abstract: | This work has as focus the teaching and learning process of spatial geometry and has two phases. In the first phase, two different methodologies are used, applied in two classes of third degree of high school integrated with technician teaching, in the Territorial Center of Professional Education Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). One of the classes has a traditional methodology lessons where the teacher uses only whiteboard and atomic marker, while the other class takes classes in the computer lab using Geogebra 5.0 beta 3D dynamic geometry software, doing solid motion activities with and its elements, thus constructing geometric principles and concepts, as well as the deduction of some formulas. In the second phase, the two groups underwent an evaluation process based on the Theory of Response to Item (TRI), with satisfactory results, comparing the results of the two classes in relation to the skills set out in the Curricular Guidelines for Secondary Education (OCPEM). |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Geometria espacial – Ensino e Aprendizagem GeoGebra (Software) Spatial geometry 3D Geogebra Item Response Theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | BANDEIRA, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza. O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial. 2017. [95] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2515 |
Data do documento: | 18-dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial.pdf | 8.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.