Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2515
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial
Other Titles: The use of 3D Geogebra software and item response theory in the spatial geometry teaching-learning process
metadata.dc.creator: Bandeira, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Allan George de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como foco principal o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial e possui duas fases. Na primeira fase, são usadas duas metodologias diferentes, aplicadas em duas turmas de terceiro ano do ensino médio integrado com técnico, no Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). Uma das turma tem aula com a metodologia tradicional onde o professor usa apenas quadro branco e pincel atômico, enquanto a outra turma tem aulas no laboratório de informática usando o software de geometria dinâmica Geogebra 5.0 beta 3D, fazendo atividades de construção de sólidos com movimento dos mesmos e de seus elementos, construindo assim, princípios e conceitos geométricos, bem como a dedução de algumas fórmulas. Na segunda fase, as duas turmas passaram por um processo de avaliação baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), com resultados satisfatórios, comparando os resultados das duas turmas em relação as habilidades dispostas nas Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (OCPEM).
Abstract: This work has as focus the teaching and learning process of spatial geometry and has two phases. In the first phase, two different methodologies are used, applied in two classes of third degree of high school integrated with technician teaching, in the Territorial Center of Professional Education Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). One of the classes has a traditional methodology lessons where the teacher uses only whiteboard and atomic marker, while the other class takes classes in the computer lab using Geogebra 5.0 beta 3D dynamic geometry software, doing solid motion activities with and its elements, thus constructing geometric principles and concepts, as well as the deduction of some formulas. In the second phase, the two groups underwent an evaluation process based on the Theory of Response to Item (TRI), with satisfactory results, comparing the results of the two classes in relation to the skills set out in the Curricular Guidelines for Secondary Education (OCPEM).
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Geometria espacial – Ensino e Aprendizagem
Geogebra (Software)
Spatial geometry
3D Geogebra
Item Response Theory
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citation: BANDEIRA, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza. O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial. 2017. [95] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2515
Issue Date: 18-Dec-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.