00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2491
Tipo: Tese
Título: Na chispa dos olhares, a explosão do discurso repressor: a ficção de Lya Luft
Título(s) alternativo(s): In the spark of looks, the explosion of repressive discourse: the fiction of Lya Luft
Autor(es): Paes, Iêdo de Oliveira
Primeiro Orientador: Araujo, Vera Lúcia Romariz Correia de
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Sérgio Arruda de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Francisca Zuleide Duarte de
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Belmira Rita da Costa
Resumo: Esta pesquisa analisa o discurso masculino como motor do discurso feminino em três romances de Lya Luft: Reunião de Família, O Ponto Cego e A Sentinela. Considera-se nesta investigação o caráter impulsionador do discurso masculino, motivando, provocando e muitas vezes direcionando as falas das personagens femininas. Coteja-se o ponto de intersecção do discurso autoritário masculino no discurso do oprimido. A fragmentação familiar é analisada a partir de uma perspectiva que apresenta dominadores e dominados, culminando com a revolta destes contra os outros, oportunizando categorias de análise como: Complexo de Édipo, sublimação, retorno do recalcado e o estranho (unheimlich), numa análise freudiana entre outros com os quais se abordam as figura do filho recalcado, do pai autoritário , dos loucos, dos deformados e dos desencontros afetivos. O socorro a Homi Bhabha se dá pela necessidade de estudar o pacto de negociação entre as personagens dos romances e o conluio que se estabelece para tramar os fios do texto num incessante jogo de interesses. A representação da figura masculina como parâmetro de autonomia e opressão pontua a sociedade patriarcal como detentora de conceitos impostos pela ótica de homens sempre desejosos de instaurar as verdades da ordem, numa postura que culmina com a atitude de subserviência e de gritos silenciados da mulher recalcada e impossibilitada de se representar.
Abstract: This research analyses the masculine speech as a feminine discourse motive force in three Lya Luft’s novels: Reunião de Família, O Ponto Cego and A Sentinela. This investigation considers the pushing character of the masculine speech, motivating, provoking and many times directing the feminine characters’ speech. We confront the intersection of the masculine authoritarian discourse of the oppressed. The family fragmentation is analysed by a perspective that presents dominators and dominated, culminating with the latters’ revolt against the formers, opening categories to be analysed as: Edipian Complex, sublimation, repressed return and the odd, in a Freudian analysis, among others, that we approach the figures of the repressed son, the authoritarian father, the crazy, the disfigured and the affective disagreement. The succor to Homi Bhabha is because of the need of studying the negotiation pact among the novels characters and the collusion to do the text in an interrupt game of interests. The masculine figure representation as a parameter of autonomy and oppression, punctuates the patriarchal society as detainer of concepts imposed by men’s optic always willing to establish the order truth, in a position that culminates in the subservience and silenced screams attitudes of the repressed and incapable woman to represent herself.
Resumen: Esta pesquisa analisa el discurso masculino en cuanto motor del discurso femenino en tres romances de Lya Luft: Reunião de Família, O Ponto Cego y A Sentinela. Se considera en esta investigación el carácter impulsor del discurso masculino, motivando, provocando y muchas veces direccionando el discurso de los personajes femeninos. Se coteja el punto de intersección del discurso autoritario masculino en el discurso del oprimido. La fragmentación familiar es analizada a partir de una perspectiva que presenta dominadores y dominados, culminando com la revolta de estos contra los otros, oportunizando los postulados teóricos como: Complexo de Édipo, sublimación y retorno de la recalcadura, en una análisis freudiana, donde se aborda la figura del hijo recalcado, del padre autoritario, de los locos, de los deformados y de los desencuentros afectivos. El socorro a Homi Bhabha se da por la necesidad de estudiar el pacto de negociación entre los personajes de los romances y la combinación que se establece para tramar los hilos del texto en un incesante juego de intereses. La representación de la figura masculina como parâmetro de autonomia y opresión, puntua la sociedad patriarcal como detentadora de conceptos impuestos por la óptica de hombres siempre deseosos de instaurar las verdades de la orden, en una postura que culmina en la actitud de servilismo y de gritos silenciados de la mujer recalcada y sin posibilidad de representarse.
Palavras-chave: Luft, Lya, 1938 – Crítica e interpretação
Psicanálise e literatura
Arte e doença mental
Luft, Lya, 1938 - Criticism and interpretation
Psychoanalysis and literature
Art and Mental Illness
Luft, Lya, 1938 - Crítica e interpretación
Psicoanálisis y literatura
Arte y enfermedad mental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: PAES, Iêdo de Oliveira. Na chispa dos olhares, a explosão do discurso repressor: a ficção de Lya Luft. 2007. 174 f. Tese(Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2491
Data do documento: 30-abr-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Na chispa dos olhares, a explosão do discurso repressor: a ficção de Lya Luft.pdf996.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.