00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O fôlder turístico: descrição e análise sociorretórica
Título(s) alternativo(s): The touristic folder: a description and sociorethorical analysis
Autor(es): Souza, Raphaella Peixoto de
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o gênero textual fôlder turístico. A relevância do trabalho deve-se ao fato de ser o fôlder um gênero de uso muito frequente nesta importante atividade do terceiro setor da economia – o Turismo. Foi coletado um corpus de 152 exemplares autênticos de fôlderes turísticos, dentre os quais foram selecionados 30 exemplares, constatando-se, como sua principal característica, a multimodalidade, através do uso eficaz de texto escrito, imagens, cores, layouts, mapas, etc. O estudo considerou a já estabelecida polêmica existente entre as noções de suporte e de gênero textual, posta, inclusive, por Mascuschi (2003), por ser o fôlder, antes de tudo, um portador de gêneros. Realmente, o fôlder é um meio de comunicação de uso constante em vários domínios discursivos, prestando-se especialmente às atividades de divulgação, marketing, publicidade e propaganda. Entretanto, com base em reflexões endossadas por vários estudiosos, a exemplo de Bakhtin (2007) e Swales (1990), foi utilizado como um dos critérios definidores do gênero em tela o propósito comunicativo, que confere ao fôlder turístico uma identidade que lhe dá condições de aceitação e de funcionalidade reconhecida nas esferas sociais em que circula. Trata-se de um gênero complexo, em que se verifica, inclusive, o desdobramento dos seus propósitos, que podem variar entre divulgação turística, geralmente de cunho institucional, promoção cultural e vendas de destinos e pacotes turísticos. Baseando-se em Bhatia (1993), o estudo seguiu um roteiro de análise que procurou descrever os aspectos discursivos e enunciativos do gênero em questão, numa perspectiva sociorretórica, descrevendo também as suas recorrências em termos da estrutura textual e dos recursos linguísticos.
Abstract: This paper presents a research whose object of study is the tourist folder. The relevance of this work is due to the fact that the tourist folder is a genre of frequent use in an important activity of the third sector of the economy – the Tourism. The corpus was composed by 152 authentic tourism folders which were collected in travel agencies and other institutions related to tourism. The study revealed that their main characteristic is the multimodality, through the effective use of written text, images, colors, layouts, maps etc. The study considered already established controversy between the notions of support of genres and textual genres, discussed also by Marcuschi (2003), being the folder, first of all, a supporter of genres. Actually, the folder is a means of communication of constant use in various discursive domains, serving particularly to the outreach activities, Marketing, advertising and propaganda. However, based on reflections endorsed by several researchers like Bakhtin (2007) and Swales (1990), the author used as a defining criterion for the textual genre studied, the communicative purpose, which gives the folder an identity that guarantees its conditions for acceptance and functionality recognized in the social spheres where it circulates. This is a complex genre in which we see also the deployment of its purposes, which may vary between tourist disclosure, usually from institutional nature, cultural promotion and sales of touristic packages and destinations. Based on Bhatia (1993), this study followed an analysis script that tried to describe the discursive and enunciative aspects of the genre in question, under a socio rhetorical perspective, describing also their recurrence in terms of the text structure and language resources.
Palavras-chave: Linguística
Modalidade (Linguística)
Textos publicitários
Propaganda
Linguistics
Modality (Linguistics)
Advertising texts
Advertising
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SOUZA, Raphaella Peixoto de. O fôlder turístico: descrição e análise sociorretórica. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2490
Data do documento: 29-ago-2011
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