00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Erros de decodificação no reconhecimento da palavra escrita na leitura em voz alta de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Errors of decoding in written recognition in reading aloud of students of 6th level of basic education
Autor(es): Santos, Marcos Suel dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Alan Jardel de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
Resumo: Dentro da perspectiva cognitiva da leitura, esta dissertação objetiva analisar e tipificar erros de decodificação no reconhecimento da palavra na leitura em voz alta de alunos de uma turma de sexto ano do ensino fundamental. A leitura é um processo tão comum para o leitor proficiente que ele não se dá conta das operações intermediárias entre a visualização da palavra e seu reconhecimento. Nesse processo, a palavra é acessada via rota lexical. Quando acessada via rota fonológica, entra em cena a decodificação da palavra escrita, o que pode gerar erros e afetar o significado da palavra e, consequentemente, do texto. Para investigar esse problema, executa--se uma pesquisa quali-quantitativa, incorporando elementos de ambos os métodos, com ênfase no qualitativo que se apresenta de modo sequencial e moldado pela interpretação dos dados. Estes constituem-se de leitura oral de um texto informativo por 30 alunos participantes da pesquisa. Os resultados decorrentes deste estudo apontam que os erros de decodificação no reconhecimento de palavras afetam diretamente a leitura e a compreensão, tornando-a lenta e ineficaz. A resolução desse problema requer o uso efetivo e significativo de métodos de ensino de leitura que garantam o processo de alfabetização dos alunos e uma formação adequada para os professores, sobretudo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para este estudo, adotamos os pressupostos teóricos da Psicologia Cognitiva e das Neurociências, em especial, com os estudos de Coltheart (2013), Lupker (2013), Plaut (2013), Rayner; Juhasz; Pollatsek, (2013), Van Orden; Kloos (2013), para o reconhecimento de palavras, Ávila et al. (2008), Aquino (2011), Capovilla; Capovilla; Suiter (2004), Pinheiro; Cunha; Lúcio (2008), Salles (2005), para as tipificações de erros, Dehaene (2012), Ehri (2013a, b), Morais (1996, 2014), Morais, Leite e Kolinsky (2013), para a decodificação e Chartier (2011), Richardson (2001), para a leitura em voz alta. Com isso, espera-se que, de alguma forma, este estudo contribua para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, principalmente na automatização da decodificação.
Abstract: Based on cognition reading, this dissertation aims analyze and typify errors of decoding in word recognition in reading aloud of students of sixth year of the basic education. Reading is such a common process for proficient reader that he is not aware of the intermediary operations between word visualization and its recognition. In this case, the word is accessed by lexical route. But when the word is accessed by nonlexical route the decoding of printed word arises, which can cause errors and affect the meaning of the word and consequently the text. To investigate this problem, a quali-quantitative research is carried out, incorporating elements of both methods, with emphasis on the qualitative method, which is presented sequentially and shaped by the interpretation of the data. These are made up of oral reading informational text 30 students participating in the survey. The results from this study shows that the decoding errors in word recognition directly affect reading and comprehension, making it slow and ineffective. The resolution of this problem requires effective and meaningful use of reading teaching methods that guarantee the process of literacy of students, and an appropriate training for teachers, especially in the initial years of basic education. For this study, we adopted the theoretical frameworks of Cognitive Psychology and Neuroscience, in particular the studies of Coltheart (2013), Lupker (2013), Plaut (2013), Rayner; Juhasz; Pollatsek, (2013), Van Orden; Kloos (2013), for word recognition, Avila et al. (2008), Aquino (2011), Capovilla; Capovilla; Suiter (2004), Pinheiro; Cunha; Lúcio (2008), Salles (2005), for typifications errors, Dehaene (2012), Ehri (2013a, b), Morais (1996, 2014), Morais; Leite; Kolinsky (2013), for decoding, and Chartier (2011), Richardson (2001), for reading aloud. With that, it is hoped that, somehow, this study contributes to the development of students' reading skills especially in automated decoding.
Palavras-chave: Inabilidade na leitura
Leitura oral
Inability to read
Oral reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Marcos Suel dos. Erros de decodificação no reconhecimento da palavra escrita na leitura em voz alta de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2473
Data do documento: 26-fev-2016
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