Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2434
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no ensino de Ciências: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: The use of the Virtual Moodle Learning Environment in the teaching of Sciences: an experience in the 5th year of Elementary Education
metadata.dc.creator: Silva, Ádson de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo discorre sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, e sua utilização no ensino de Ciências, através do conteúdo “geração de energia elétrica”. A pesquisa busca demonstrar acerca das possibilidades que o AVA Moodle vislumbra no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o estudo teve, também, como respaldo teórico-metodológico a teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), a qual ressalta a valorização dos conhecimento prévios dos alunos. Como forma de coleta das informações para planejamento e execução das atividades na plataforma, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, da rede estadual de Sergipe, participantes da pesquisa, afim de conceber as ideias inicias dos mesmos sobre o conteúdo “geração de energia elétrica”. Com os dados obtidos foram realizadas análises do material obtido, a luz da análise do conteúdo (BARDIN, 2011), categorizando as respostas dadas pelos sujeitos. Esta categorização permitiu o planejamento das atividades no Moodle, de forma a considerar os conhecimentos prévios dos alunos. Sendo assim, as atividades desenvolvidas pelos alunos, nos encontros realizados no laboratório de informática da escola, no ambiente virtual de aprendizagem, foram pertinentes ao processo de compreensão das categorias trabalhadas, tendo em vista que o conhecimento prévio dos alunos foi considerado e o material utilizado, o Moodle através de suas ferramentas, que permitiram diversas formas de trabalho com o conteúdo, tais como, atividades com vídeos, questionários, wiki, fórum, glossário, foi potencialmente significativo. Desta forma, a pesquisa aponta para as vantagens que a referida plataforma disponibiliza, com a utilização das ferramentas trabalhadas na pesquisa, com um grupo de alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental, como também potencializa a utilização de estratégias diferenciadas, pelo professor, no trabalho com o componente curricular Ciências. Neste sentido faz-se necessário que o professor reflita sobre suas práticas educativas, numa visão de formar os sujeitos no ensino de Ciências, em cidadãos capazes de compreender o mundo ao seu redor, pois as tecnologias estão a cada dia fortalecendo e influenciado esse vínculo. É necessário que a sala de aula seja um espaço de construção colaborativa e de conhecimento significativo, o Moodle possibilita isso.
Abstract: The present study deals with the use of Information and Communication Technologies (ICT), specifically the Virtual Moodle Learning Environment, and its use in the teaching of Science, through the content "electricity generation". The research seeks to demonstrate about the possibilities that AVA Moodle envisions in the teaching-learning process. For this, the study also had as a theoretical-methodological support the theory of meaningful learning (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), which emphasizes the valuation of students' previous knowledge. As a way of collecting the information to plan and execute the activities in the platform, we used semi-structured interviews with a group of students of the 5th grade of Elementary School, a public school, the state network of Sergipe, participants of the research, in order to conceive the initial ideas of the same about the content "electricity generation". With the obtained data, the material obtained was analyzed in light of content analysis (BARDIN, 2011), categorizing the responses given by the subjects. This categorization allowed the planning of the activities in Moodle, in order to consider the previous knowledge of the students. Thus, the activities developed by the students, in the meetings held in the school's computer lab, in the virtual learning environment, were pertinent to the process of understanding the categories worked, considering that the prior knowledge of the students was considered and the material used, Moodle through its tools, which allowed various ways of working with the content, such as activities with videos, questionnaires, wiki, forum, glossary, was potentially significant. In this way, the research points to the advantages that the said platform offers, with the use of the tools worked in the research, with a group of students of the initial years of lementary School, as well as it potentiates the use of differentiated strategies, by the teacher, in the work with the curricular component Sciences. In this sense, it is necessary for the teacher to reflect on his educational practices, in a vision of training subjects in the teaching of Sciences, in citizens capable of understanding the world around them, as technologies are increasingly strengthening and influencing this link . It is necessary that the classroom be a space of collaborative construction and significant knowledge, Moodle allows this.
Keywords: Ciências – Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Moodle
Tecnologias da informação e comunicação
Science – Teaching
Information and Communication Technologies
Meaningful Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Ádson de Lima. A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no ensino de Ciências: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental. 2017. 141f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2434
Issue Date: 5-May-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no ensino de Ciências.pdfA utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no ensino de Ciências: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental9,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.