Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Neto, Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mello, Vinícius Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Josimar José dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9283603133474140 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T17:48:20Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26 | - |
dc.date.available | 2018-01-31T17:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429 | - |
dc.description.abstract | This research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Número irracional | pt_BR |
dc.subject | Número real | pt_BR |
dc.subject | Irracionalidade de pi | pt_BR |
dc.subject | Irrational numbers | pt_BR |
dc.subject | Real number | pt_BR |
dc.subject | Irrationality of √2 and the π pi Irrationality | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The conceptualization of irrational numbers in the first year of High School | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo principal apresentar uma proposta didática direcionada a conceitualização dos números irracionais no 1º ano do Ensino Médio. A escolha do conceito de número irracional como elemento principal deste trabalho foi feita devido a pouca importância atribuída ao ensino e a conceitualização dos números irracionais na educação básica. Nosso trabalho está fundamentado no livro Números Irracionais e Transcendentes de Figueiredo (2002) e na dissertação de mestrado de Pommer (2012). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa estão centrados na proposta didática em três temas: irracionalidade via representação decimal dos números reais, irracionalidade de √2 e irracionalidade de pi. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do ensino médio.pdf | A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio | 7.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.