00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.creatorSantos, Josimar José dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9283603133474140pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T17:48:20Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-31T17:48:20Z-
dc.date.issued2014-10-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429-
dc.description.abstractThis research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmero irracionalpt_BR
dc.subjectNúmero realpt_BR
dc.subjectIrracionalidade de pipt_BR
dc.subjectIrrational numberspt_BR
dc.subjectReal numberpt_BR
dc.subjectIrrationality of √2 and the π pi Irrationalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe conceptualization of irrational numbers in the first year of High Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo principal apresentar uma proposta didática direcionada a conceitualização dos números irracionais no 1º ano do Ensino Médio. A escolha do conceito de número irracional como elemento principal deste trabalho foi feita devido a pouca importância atribuída ao ensino e a conceitualização dos números irracionais na educação básica. Nosso trabalho está fundamentado no livro Números Irracionais e Transcendentes de Figueiredo (2002) e na dissertação de mestrado de Pommer (2012). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa estão centrados na proposta didática em três temas: irracionalidade via representação decimal dos números reais, irracionalidade de √2 e irracionalidade de pi.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do ensino médio.pdfA conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio7.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.