00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico no CAPS de Marechal Deodoro
Título(s) alternativo(s): The production of video by people in psychic suffering in the CAPS of Marechal Deodoro
Autor(es): Suruagy , Cláudia Calheiros da Silva
Primeiro Orientador: Francisco , Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Demoly, Karla Rosane do Amaral
Resumo: Esta dissertação investiga como oficinas de produção de vídeo interferem na vida de usuários em sofrimento psíquico no CAPS da cidade de Marechal Deodoro-AL e se ancora nas discussões entre educação, saúde mental e tecnologia digital de comunicação e informação. O propósito é o de responder à questão de quais são as contribuições das TDIC para os usuários diante da produção de vídeo em relação aos aspectos de produção e de edição do vídeo, a partir da relação homem e máquina. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção de vídeo por usuários em seu potencial de reabilitação psicossocial. Para alcançar esse objetivo gral, foram traçados objetivos específicos: analisar a relação dos usuários com as TDIC, mapear a produção de vídeo desenvolvida pelos usuários e analisar as percepções dos usuários com relação às oficinas. Inicialmente dezessete usuários em sofrimento psíquico do CAPS participaram da pesquisa. Depois cinco usuários se envolveram nas oficinas, os quais trabalharam com a produção de um vídeo, fazendo uso de variados recursos tecnológicos, a exemplo computadores, celulares, câmeras, notebooks. A pesquisa percorreu um caminho metodológico dividido em seis etapas: 1. Apresentação dos pesquisadores, dos usuários do CAPS e da pesquisa propriamente dita; 2. Motivação pelo fomento do interesse dos usuários do CAPS para participar da oficina de rádio e vídeo; 3. Filmagem de uma oficina de culinária; 4. Conhecimento da máquina e da realização de diversas atividades de familiarização com o computador; 5. Edição com uso do Movie Maker; 6. Apreciação do vídeo, por toda a comunidade do CAPS. Caminho este que trouxe resultados significativos para o trabalho com oficinas de produção de vídeo com pessoas em sofrimento psíquico dentro dos CAPS, a exemplo da possibilidade de acreditarem que podem manipular os meios tecnológicos em seu cotidiano para produzir objetos culturais, como o vídeo, do entendimento de que podem aprender coisas novas todos os dias, conforme aconteceu não somente com o celular, com o computador, como também com a culinária: aprenderam a produzir trufas. Foi possível observar que a articulação entre educação, saúde mental e tecnologia é viável, pois humaniza cada vez mais os processos dentro das instituições que cuidam da saúde mental no Brasil. Nas oficinas, os usuários se colocaram como sujeitos de suas aprendizagens, desenvolvendo um protagonismo em seu cotidiano no que diz respeito à demanda de construir sentidos diante do que a eles foi apresentado, além de contribuir para o processo de reabilitação psicossocial. Os usuários vão construindo significados inseridos num movimento de reflexão-ação-reflexão. A ideia de relacionar esta pesquisa com a educação foi idealizada como forma de agenciar inúmeras possibilidades, buscando colocar o usuário como principal sujeito dentro do processo de construção, colocando em prática os pilares da educação.
Abstract: This dissertation investigates how video production workshops interfere in the lives of users in psychological distress in the CAPS of the city of Marechal Deodoro-AL and anchors in the discussions between education, mental health and digital technology. The purpose is to answer the question of what are the contributions of the TDIC to the users in front of the production of video in relation to the aspects of production and edition of the video, from the relation man and machine. The research had as general objective to analyze the production of video by users in their potential of psychosocial rehabilitation. In order to achieve this general objective, specific objectives were defined: analyze the relationship between users and TDICs, map the video production developed by users and analyze the perceptions of users regarding the workshops. Initially, seventeen users in psychic suffering from CAPS participated in the research. Then five users got involved in the workshops, which worked with the production of a video, making use of varied technological resources, for example computers, cell phones, cameras, notebooks. The research covered a methodological path divided into six stages: 1. Presentation of the researchers, users of the CAPS and the research itself; 2. Motivation for fostering the interest of CAPS users to participate in the radio and video workshop; 3. Footage of a cooking workshop; 4. Knowing the machine and performing various activities of familiarization with the computer; 5. Edit using MovieMaker; 6. Enjoyment of the video, moment of presentation of the video to the entire CAPS community. This path has brought significant results to the work with video production workshops with people in psychic suffering within the CAPS, for example, the possibility of believing that they can manipulate the technological means in their daily lives to produce cultural objects, such as video, the understanding that they can learn new things every day, as happened not only with the cell phone, with the computer, also with the cooking: they learned to produce truffles. It was possible to observe that the articulation between education, mental health and technology is feasible, since it increasingly humanizes the processes within institutions that care for mental health in Brazil. In the workshops, the users became subjects of their learning, developing a protagonism in their daily life in what concerns the demand to construct senses before what was presented to them, besides contributing to the process of psychosocial rehabilitation. Users are building meanings embedded in a moment of reflection-action-reflection. The idea of linking this research with education was conceived as a way of managing innumerable possibilities, seeking to place the user as the main subject within the construction process, putting in practice the pillars of education.
Palavras-chave: Saúde mental
Educação
Tecnologia digital de comunicação e informação (TDIC)
Produção de vídeo – Oficinas
Mental health
Video production
Education
TDIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SURUAGY, Cláudia Calheiros da Silva. A produção de vídeo por pessoas em sofrimento psíquico no CAPS de Marechal de Deodoro. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2353
Data do documento: 29-set-2017
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