Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2342
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino da geometria no sexto ano do Ensino Fundamental por meio de oficinas |
Título(s) alternativo(s): | The geometry education sixth fundamental education year workshops media |
Autor(es): | Silva, Claricy Alves |
Primeiro Orientador: | Melo, Vânio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Severino Horácio da |
Resumo: | Na presente dissertação apresentamos um breve histórico sobre a geometria apontando as transformações ocorridas ao longo dos anos. Destacando ainda o que reza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e o Plano Nacional da Educação sobre o ensino da geometria. Apresentamos também algumas alternativas para o ensino da geometria tendo como fundamentação a Teoria dos Van Hiele levando em consideração a altivez de cinco distintos graus de pensamentos no que concerne ao desenvolvimento da concepção dos estudantes referentes à geometria. A proposta para o ensino da geometria é por intermédio de oficinas realizadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo por base a Teoria dos Van Hiele, englobando ainda o uso do material concreto e manipulável e a utilização do ambiente de geometria dinâmica Geogebra. A proposta agrega a Geometria Plana e a Geometria Espacial, por meio da metodologia de ensino e aprendizagem utilizada nas oficinas que prioriza a observação dos ambientes que os cercam, tendo como objetivo mostrar uma nova alternativa de ensino da Geometria. Na apreciação e validação da implementação da proposta adotamos como embasamento a Teoria dos Van Hiele, ainda buscamos subsídios nas pesquisas de outros autores. A partir da apreciação dos resultados de atividades realizadas com base na teoria dos Van Hiele, na turma do 6º ano “C” de uma escola, foi detectado que aproximadamente 57% dos alunos atingiram o nível I, 30 % o nível II, e os 13% restante atingiram o nível III. |
Abstract: | In this thesis we present a brief history of geometry pointing out the changes that occurred over the years. also emphasizing that reads the Law of Directives and Bases of Education No 9394/96, as well as the National Mathematics Curriculum Standards and the National Education Plan on the teaching of geometry. We also present some alternatives to the teaching of geometry having as basis the theory of Van Hiele taking into account the haughtiness of five different degrees of thoughts regarding the development of the conception of the students related to geometry. The proposal for the teaching of geometry is through workshops in a class of 6th grade of elementary school, based on the Theory of Van Hiele, even encompassing the use of concrete and welding materials and the use of dynamic geometry environment Geogebra . The proposal adds the plane geometry and spatial geometry, through the teaching and learning methodology used in the workshops that prioritizes the observation of the environments around them, aiming to show a new alternative geometry teaching. In the assessment and proposed the implementation of validation adopted as basis the theory of Van Hiele, still seek subsidies in the research of other authors. From the assessment of the activities of results performed on the theory of Van Hiele, in the class of 6th grade "C" of a school, it was found that approximately 57% of pupils reached Level I, 30% Level II, and 13 remaining% achieved level III. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo ensino Teoria dos Van Hiele Geometria – Ensino aprendizagem Oficinas – Matemática Geometry Van Hiele theory Workshops Teaching and Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Claricy Alves. O ensino da geometria no sexto ano do Ensino Fundamental por meio de oficinas. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2342 |
Data do documento: | 1-abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da geometria no sexto ano do ensino fundamental por meio de oficinas.pdf | O ensino da geometria no sexto ano do Ensino Fundamental por meio de oficinas | 5.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.