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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2336
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Um eu todo retorcido” no jogo de leitura de “A Flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade: metapoesia e ensino |
Título(s) alternativo(s): | "An all-twisted me" in the reading game of "The Flower and the nausea", by Carlos Drummond de Andrade: metapoesia and teaching |
Autor(es): | Souza, Diogo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eliana Kefalás |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, José Hélder Pinheiro |
Resumo: | O presente trabalho realizou uma leitura da metapoesia do livro A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, atentando para o processo de constituição do plano metapoético. Partimos da hipótese de que a metapoesia drummondiana do livro citado apresenta-se como um discurso autorreflexivo ao mesmo tempo em que apresenta um “eu todo retorcido”, quebrando o horizonte de expectativas do leitor, tendo em vista que integra elementos sociais e intertextuais à autorreflexividade poética, por exemplo. A poesia autorreferente pode ser compreendida, assim, como um espaço em que joga com os olhares do leitor. É nesse sentido que o objetivo deste trabalho condiz em ler a metapoesia articulando-a com as orientações teóricas que pensam a relação entre poesia, ensino, recepção e formação do leitor. Além disso, foi feito um levantamento de textos acadêmicos que refletem a experiência de ensino de poesia (em especial, da metapoesia) para que, dessa forma, pudéssemos analisar algumas perspectivas teóricas e práticas acerca da recepção poética que têm emergido nas pesquisas acadêmicas atreladas à formação do leitor. As teses e dissertações foram colhidas através do portal da Capes, e os artigos acadêmicos são oriundos dos “Anais do Congresso de Leitura no Brasil” (Cole). A partir do diálogo com esses estudos acadêmicos, foi realizada e analisada uma experiência pedagógica, em uma disciplina de Estágio Supervisionado, de leitura de um metapoema de Drummond (“A flor e a náusea”) com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os caminhos trilhados neste trabalho propiciaram a constatação de que a leitura do metapoema ”A flor e a náusea” permite um processo de constante reconstituição de um sujeito lírico que, por vezes, recusa-se a se mostrar na esteira de uma totalidade. |
Abstract: | This study has conducted a reading of the metapoetry in the book A rosa do povo, by Carlos Drummond de Andrade, paying attention to the constitution process during the metapoetic plan. We hypothesized that Drummond’s metapoetry in the book is presented as a self-reflexive study while intertwines with the world outside the text, breaking the horizon of expectations of the reader. Self-referential poetry can be understood, thus, as a space to play with the way the reader looks at the text. Therefore, the aim of this work was to read the metapoetry articulating it with the theoretical orientations who think the relationship between poetry, teaching, reception and training of the reader. In addition, a survey was done of academic texts that reflect the experience of teaching poetry (especially, metapoetry) in attempt to, by this way, some theoretical and practical perspectives on the poetic reception that have emerged in academic research related to the formation of the reader. Theses and dissertations were collected in DataCAPES's website and scholarly articles came from the "Anais do Congresso de Leitura no Brasil (Cole)". The paths in this research have provided establishing that reading the metapoem “The flower and nausea” allows a process of constant replenishment of the lyrical subject, who sometimes refuses to show itself in the wake of a totality. |
Palavras-chave: | Metapoesia - Estudo e ensino Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Leitores - Formação Readers - Training A rosa do povo - Poesia Metapoesia - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SOUZA, Diogo dos Santos. “Um eu todo retorcido” no jogo de leitura de “A Flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade: metapoesia e ensino. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2336 |
Data do documento: | 9-mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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