00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2306
Tipo: Dissertação
Título: O discurso sobre o papel das mulheres no âmbito do Programa Mulheres Mil
Título(s) alternativo(s): The discourse on the role of women in the context of the "Mulheres Mil" Program
Autor(es): Cota , Cristiane Araújo da Silva
Primeiro Orientador: Melo , Kátia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
metadata.dc.contributor.referee3: Mesquita, Andréa Pacheco de
Resumo: Nossa pesquisa é resultado do Mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, realizado no Grupo de Pesquisa - Políticas Públicas: história e discurso que integra a Linha de Pesquisa - História e Política da Educação tem como objetivo analisar o discurso sobre o papel das mulheres no âmbito do Programa Mulheres Mil, visando uma discussão acerca das políticas públicas voltadas para a garantia da participação social das mulheres, tendo em vista que na atualidade as mulheres ainda não possuem as mesmas oportunidades que os homens e, embora tenhamos avançado no que diz respeito aos direitos das mulheres ainda existe uma desvalorização em relação ao trabalho desenvolvido por elas, considerado algo maternal, vinculado à esfera doméstica. Isso dificulta a inserção delas no mercado de trabalho e a garantia de ganhos financeiros. Nossa principal fonte de pesquisa foi documentos oficiais que regulamentam e normatizam o Programa Mulheres Mil. Para organização e análise dos discursos materializados nos documentos, norteamos nossa investigação pelo referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa filiada a Pêcheux, que concebe o discurso enquanto articulação entre língua, história e ideologia. O Programa Mulheres Mil surgiu atendendo a um conjunto de prioridades das políticas públicas e diretrizes da política externa do Governo Brasileiro, pela necessidade de minimizar a desvalorização das mulheres e as desigualdades entre estas e os homens. Isto porque, tanto a sociedade quanto órgãos internacionais exercem pressão sobre o governo brasileiro. Consideramos que os sentidos produzidos pelos discursos do Programa Mulheres Mil apontam as mulheres como colaboradoras/multiplicadoras de ideias e conhecimentos que possam contribuir para amenizar a situação de vulnerabilidade da grande maioria das famílias, diminuindo a pressão sobre o governo.
Abstract: Our research is a result of the Master's Degree held in the Post-Graduate Program in Brazilian Education, conducted in the Research Group - Public Policies: history and discourse that integrates the Research Line - History and Politics of Education aims to analyze the discourse on the role of women in the context of the “Mulheres Mil” Program, aiming at a discussion about the public policies directed towards guaranteeing the social participation of women, considering that currently women do not yet have the same men, and although we have advanced with regard to women's rights, there is still a devaluation in relation to their work, considered as maternal, linked to the domestic sphere. This makes it difficult for them to enter the labor market and guarantee financial gains. Our main source of research was official documents that regulate and normalize the “Mulheres Mil” Program. For the organization and analysis of the discourses materialized in the documents, our research was guided by the theoretical-methodological reference of Discourse Analysis of French origin affiliated to Pêcheux, who conceives the discourse as articulation between language, history and ideology. The “Mulheres Mil” program emerged based on a set of priorities of the public policies and directives of the foreign policy of the Brazilian Government, the need to minimize the devaluation of women and the inequalities between women and men, because both society and international bodies pressure on the Brazilian government. We consider that the senses produced by the “Mulheres Mil” Program discourses point to women as collaborators / multipliers of ideas and knowledge that can contribute to soften the situation of vulnerability of the vast majority of families, reducing the pressure on the government.
Palavras-chave: Mulheres – Políticas públicas
Programa Mulheres Mil
Análise do discurso
Women
Discourse
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COTA, Cristiane Araújo da Silva. O discurso sobre o papel das mulheres no âmbito do Programa Mulheres Mil. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2306
Data do documento: 29-set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso sobre o papel das mulheres no âmbito do Programa Mulheres Mil.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.