00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2234
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina Libras no curso de Licenciatura em Letras-Português de uma instituição do ensino superior pública de Alagoas
Título(s) alternativo(s): A research regarding teaching-learning processo f Brazilian sign language (Libras) experienced by the students of the undergraduate couse subject in languages-portuguese of a public superior institute of Alagoas
Autor(es): Santos, Fábio Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Andrea da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pitombeira, Cátia Veneziano
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensinoaprendizagem de língua de sinais brasileira (Libras) vivenciado pelos alunos da disciplina Libras do curso de Licenciatura em Letras-Português de uma instituição do ensino superior (IES) pública de Alagoas. Para atingir esse objetivo principal, desenvolvi três objetivos específicos: o primeiro se propõe a discutir o papel da Libras na vida cotidiana do aluno do curso de Licenciatura em Letras-Português; o segundo, refletir sobre a perspectiva de ensinoaprendizagem de Libras trazida pela ementa da disciplina Libras presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso em foco; e por fim, propor alternativas de trabalhos com a Libras para os alunos envolvido na pesquisa. Quanto à metodologia, fiz uma análise comparativa dos sentidos de ensino-aprendizagem de Libras circulantes no PPC em relação à proposta da ementa e na aproximação feita desses sentidos com outros documentos oficiais utilizados como referenciais e guias na formação de professores; analisei entrevistas narrativas realizadas com os alunos da disciplina; refleti acerca dos diários reflexivos produzidos tanto por esses alunos quanto por mim, professor-pesquisador; e discuti os planos de aulas preparados para o período de coleta de dados da pesquisa. Tal procedimento metodológico de análise se desenvolveu com base na perspectiva bakthiniana de que “a língua passa a integrar a vida através de enunciados concretos (que a realizam); é igualmente através de enunciados concretos que a vida entra na língua” (BAKHTIN, [1979] 2011, p. 265) e, como resultados, percebi que: a) ao utilizar uma metodologia baseada em uma perspectiva de linguagem enquanto prática social, os alunos foram expostos a discussões que podem resultar numa mudança de paradigma para além de questões estruturais vigentes no ensino de Libras; b) os sentidos de ensino-aprendizagem identificados na ementa da disciplina Libras parecem destoar dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEMs), uma vez que aqueles apontam para uma concepção com foco na estrutura da língua, e estes para uma relação de uso da língua; c) é possível ensinar Libras por meio de situações concretas embasadas no conhecimento científico produzido na área que propiciem reflexões acerca da função social da linguagem. Por fim, espero que esse trabalho possa contribuir com a área de Libras e com a linha de pesquisa em Linguística Aplicada (LA), tendo em vista que as reflexões apresentadas podem favorecer a compreensão de um processo de ensino-aprendizagem de Libras para alunos ouvintes como uma língua geradora de sentidos.
Abstract: The main objective of this work is provide a reflection regarding the teaching-learning process of Brazilian Sign Language (Libras) experienced by the students of the undergraduate course subject in Languages-Portuguese of a public superior institute of Alagoas. To reach this main objective, I developed three specific objectives: the first one proposes to discuss the role of the Libras in the students’ everyday life of the undergraduate course in Languages-Portuguese; the second is to reflect regarding the teaching-learning perspective of Libras brought by the syllabus present in the pedagogic project course of the focused one; and finally, the third objective proposes working alternatives for students involved in the research. Regarding the methodology, I compiled a comparative analysis of the current senses in the teaching-learning of Libras in the pedagogic project course in relation to the syllabus proposal and in the approximation of these senses with other official documents used as references and guides in the teacher training; I analyzed narrative interviews made with the subject students; I reflected on the reflective journals produced by theses students and me, professor-researcher, and I discussed the lesson plans prepared for a period of data collection on the research. Such methodological procedure of analysis was developed on the basis of the bakthinian perspective that ‘the language passes to integrate life by means of concrete enunciations (that makes it); it is equally through concrete enunciations that life goes into the language’ (BAKTHIN, [1979] 2011, p. 262) and, as a result, I realized that: a) by using a methodology based on a perspective of language as social practice, the students were exposed to discussions that can result in changes of paradigm beyond structural questions present in the teaching of the Libras; b) the teaching-learning senses identified on the Libras syllabus seem to clash with the National Curricular Parameters and the Curricular Orientations for the secondary school, once those point to a focused conception in the language structure, and these point to a relation of language use; c) it is possible to teach the Libras through concrete situations based on scientific knowledge produced in the area that provides reflections on the social function of language. Lastly, I hope that this work can contribute with the area of the Libras and with the research line in Applied Linguistics, bearing in mind that the reflections presented can favor the comprehension of a teaching-learning process of the Libras for hearing students as a language that generates senses.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Libras – Estudo e ensino
Ensino aprendizagem
Applied linguistics
Language teaching-learning
Libras
Licensing in Languages-Portuguese
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Fábio Rodrigues dos. Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina libras no curso de licenciatura em letras-português de uma instituição do ensino superior pública de Alagoas. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letra, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2234
Data do documento: 5-out-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina libras no curso de licenciatura em letras-português de uma instituição do ensino superior pública de Alagoas.pdfUm estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina Libras no curso de Licenciatura em Letras-Português de uma instituição do ensino superior pública de Alagoas4.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.